26 maio 2023

Mário e Isabel

"Mário e Isabel" é uma leitura de Isabel Lobinho de textos surreais de Mário-Henrique Leiria. Em termos de organização do trabalho, primeiro é apresentado o texto e nas páginas seguintes, Isabel Lobinho desenvolve a sua visão através dos desenhos, plenos de organicidade e movimento, e de sensualidade naturalista, recorrendo muito moderadamente à inclusão de diálogos ou legendas.
O primeiro texto de Mário-Henrique Leiria "Voo de Ensaio", transporta-nos para um sonho bom, em que adquirimos a capacidade de voar e de obter uma visão panorâmica alargada sobre a superfície terrestre.
Ao longo deste texto, assumimos uma perspectiva masculina do protagonista, mas Isabel Lobinho desenha uma surpreendente figura voadora feminina.
O texto seguinte é o muito curto "Última Tentação", que Isabel Lobinho desenvolve num encantatório ritual de enamoramento envolvendo um homem e uma mulher.
"Anfibiologia" narra os últimos pensamentos de uma mulher enquanto se afunda na água.
Uma visita inesperada à noite e o conforto de uma bebida quente e tentadora em "Teobaldo, o meu Amigo".
O último texto "Casamento" encerra este volume, ao princípio é só beijos e carícias, um amor envolvente e desmesurado, que depois acaba de forma trágica. 
Mário e Isabel, Maio de 1975, 36 págs, impressão offset a preto & branco, 21x29cm. Edição: Forja.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com