Nemo (2.ª Série)
Nemo #1
Nemo #1 (2.ª Série), Novembro de 1989, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #2
Nemo #2 (2.ª Série), Fevereiro de 1990, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #1 (2.ª Série), Novembro de 1989, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #2
Nemo #2 (2.ª Série), Fevereiro de 1990, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #3
A segunda série do Nemo apresenta-se com o subtítulo "O Fanzine dos que Gostam de B.D.", em tamanho A4 e periodicidade trimestral. Neste terceiro número, um dos destaques é o extenso artigo "Mickey e Gottfredson" assinado por M. Nöel Hantonio (pseudónimo de Manuel Caldas) sobre o longo período em que Floyd Gottfredson foi responsável pelo desenvolvimento das tiras do célebre rato.
A rúbrica "Miudezas" discorre sobre a rivalidade entre o norte e o sul no campo da bd, envolvendo o CPBD de Lisboa e o CNBDC do Porto. Referência também para a publicação da série "Calvin & Hobbes" em Portugal e para o livro "America's Great Comic-Strip Artists".
O outro destaque é a versão completa do artigo "A BD italiana vista por um leitor português" de João Paiva Boléo, que havia sido publicado truncado anteriormente.
A finalizar, Jorge Guerra escreve sobre "Maus" de Art Spiegelman e Manuel Caldas referencia a passagem de Jacques Martin, criador de Alix, pela Póvoa de Varzim.
Na última página, é reproduzida uma prancha intitulada "Um Dia Escorregadio" do desenhador norte-americano A. B. Frost, publicada no longínquo ano de 1883, com a curiosidade de ser 10 anos anterior à data oficial do nascimento da bd americana.
Nemo #3 (2.ª Série), Maio de 1990, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #4
Nemo #4 (2.ª Série), Agosto de 1990, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #6
Nemo #6 (2.ª Série), Fevereiro de 1991, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #8
Nemo #8 (2.ª Série), Agosto de 1991, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #10
Nemo #10 (2.ª Série), Fevereiro de 1992, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #12
Nemo #12 (2.ª Série), Agosto de 1992, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #13
Nemo #13 (2.ª Série), Dezembro de 1992, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #19
Nemo #19 (2.ª Série), Junho de 1994, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #20
Nemo #20 (2.ª Série), Novembro de 1994, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #21
Nemo #21 (2.ª Série), Março de 1996, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #22
Nemo #4
Nemo #4 (2.ª Série), Agosto de 1990, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #6
Nemo #6 (2.ª Série), Fevereiro de 1991, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #8
Nemo #8 (2.ª Série), Agosto de 1991, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #10
Nemo #10 (2.ª Série), Fevereiro de 1992, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #12
Nemo #12 (2.ª Série), Agosto de 1992, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #13
Nemo #13 (2.ª Série), Dezembro de 1992, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #19
Nemo #19 (2.ª Série), Junho de 1994, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #20
Nemo #20 (2.ª Série), Novembro de 1994, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #21
Nemo #21 (2.ª Série), Março de 1996, 32 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #22
O Nemo é, indiscutivelmente, um dos melhores fanzines editados em Portugal sobre a temática da banda desenhada (e não é apenas devido à concorrência não ir a jogo - o Nemo é mesmo bom!!).
Este número, apresenta na capa "Concrete" de Paul Chadwick. São publicados textos e ensaios de praticamente toda a gente que escrevia sobre bd em Portugal, como Domingos Isabelinho, João Ramalho Santos, João Miguel Lameiras, António Dias de Deus (texto sobre a obra do argentino Horacio Altuna) e do editor Manuel Caldas.
Nota também para a publicação do texto onde Bill Watterson explica as suas razões para ter terminado com a famosa série "Calvin and Hobbes".
Nemo #22 (2.ª Série), Junho de 1996, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #23
Nemo #23 (2.ª Série), Setembro de 1996, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #24
Nemo #24 (2.ª Série), Dezembro de 1996, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #25
Nemo #25 (2.ª Série), Março de 1997, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.
Este número, apresenta na capa "Concrete" de Paul Chadwick. São publicados textos e ensaios de praticamente toda a gente que escrevia sobre bd em Portugal, como Domingos Isabelinho, João Ramalho Santos, João Miguel Lameiras, António Dias de Deus (texto sobre a obra do argentino Horacio Altuna) e do editor Manuel Caldas.
Nota também para a publicação do texto onde Bill Watterson explica as suas razões para ter terminado com a famosa série "Calvin and Hobbes".
Nemo #22 (2.ª Série), Junho de 1996, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #23
Nemo #23 (2.ª Série), Setembro de 1996, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #24
Nemo #24 (2.ª Série), Dezembro de 1996, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #25 (2.ª Série), Março de 1997, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #26 (2.ª Série), Junho de 1997, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.

Neste número, João Miguel Lameiras escreve um breve apontamento sobre os primeiros trabalhos de José Carlos Fernandes. Domingos Isabelinho discorre sobre diversos tópicos em volta da arte e da banda desenhada, retomando alguns tópicos do ciclo 1996 - Hoje, a BD, passando por "Maus" de Art Spiegelman e pela "A Arte Suprema" de Zink e Gonçalves.
O regresso em força dos heróis é o tema desenvolvido por João Ramalho Santos. O mesmo autor escreve sobre a série "As Torres de Bois-Maury" de Hermann.
Num artigo de maior fôlego, intitulado "Dois Europeus no Sertão" João Miguel Lameiras cruza as obras "Caatinga" de Hermann e "O Homem do Sertão" e "Samba com Tiro Fixo" de Hugo Pratt, versando o universo dos cangaceiros do interior do estado da Baia.
"BD Escolar" é o tema escolhido por António Dias de Deus, fazendo uma digressão sobre a utilização da ilustração e da banda desenhada no ensino em Portugal.
"Os Argumentos Económicos para a (In)existência de uma Revista de BD em Portugal" é o título de um artigo de Álvaro Silveira.
Nas "Crónicas de Saturno" Domingos Isabelinho apresenta a segunda parte de "Simplismo e Distanciação - Do "Midcult" à Autenticidade".
"O Crepúsculo do Herói" é o título de um texto de Leonardo de Sá sobre a distribuição de publicações brasileiras em Portugal, remontando ao mensário "O Herói".
O regresso em força dos heróis é o tema desenvolvido por João Ramalho Santos. O mesmo autor escreve sobre a série "As Torres de Bois-Maury" de Hermann.
Num artigo de maior fôlego, intitulado "Dois Europeus no Sertão" João Miguel Lameiras cruza as obras "Caatinga" de Hermann e "O Homem do Sertão" e "Samba com Tiro Fixo" de Hugo Pratt, versando o universo dos cangaceiros do interior do estado da Baia.
"BD Escolar" é o tema escolhido por António Dias de Deus, fazendo uma digressão sobre a utilização da ilustração e da banda desenhada no ensino em Portugal.
"Os Argumentos Económicos para a (In)existência de uma Revista de BD em Portugal" é o título de um artigo de Álvaro Silveira.
Nas "Crónicas de Saturno" Domingos Isabelinho apresenta a segunda parte de "Simplismo e Distanciação - Do "Midcult" à Autenticidade".
"O Crepúsculo do Herói" é o título de um texto de Leonardo de Sá sobre a distribuição de publicações brasileiras em Portugal, remontando ao mensário "O Herói".
Nemo #28 (2.ª Série), Dezembro de 1997, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #29 (2.ª Série), Março de 1998, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.
Nemo #30
Nemo #30 (2.ª Série), Junho de 1998, 30 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 99 exemplares. Póvoa de Varzim.






















0 comentários:
Enviar um comentário