Cadernos de Banda Desenhada
"A Vingança do Jaguar" foi originalmente publicada no Mosquito do n.º 1064 (03-09-1949) ao n.º 1145 (14-06-1950) com várias interrupções pelo meio.
Os Cadernos de Banda Desenhada em boa hora dedicaram um dos seus números à publicação integral desta história da autoria de Vítor Péon. A abrir, António Dias de Deus escreve um pequeno artigo sobre o autor. Seguem-se duas páginas com uma detalhada bio-bibliografia de Vítor Péon.
"A Vingança do Jaguar" é uma história ambientada na extensa fronteira entre o México e os Estados Unidos, com bandidos mexicanos a espalharem o terror e a morte, provocando a sede de vingança do noivo da mulher assassinada. Todos aqueles cujo imaginário juvenil estava povoado por longas cavalgadas no faroeste, lutas entre índios e cowboys, pradarias e nuvens de poeira a prenunciarem novas aventuras, não ficarão desiludidos com este trabalho de Vítor Péon.
A composição das pranchas e os textos são clássicos e relativamente convencionais, destacando-se, acima de tudo, a grande mestria do desenho de um realismo expressivo e excelentes vinhetas plenas de movimento e elegância.
Cadernos de Banda Desenhada #8 (1.ª Série), Junho de 1988, 36 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20,8x29cm. Tiragem: 4000 exemplares. Edição: Catarina Labey. Cascais.
0 comentários:
Enviar um comentário