30 maio 2025

Regresso ao Passado?

Em janeiro de 2006 ocorreram eleições presidenciais, apresentando-se como candidatos Cavaco Silva, Francisco Louçã, Garcia Pereira, Jerónimo de Sousa, Manuel Alegre e Mário Soares (nesta altura, Tino de Rans ainda não ia a todas).
O candidato Francisco Louçã lançou uma pequena brochura contendo uma banda desenhada, mesclada com montagens fotográficas, da autoria de Nuno Saraiva, com a colaboração de Jorge Costa e de Miguel Reis.
Sobre esta curiosa publicação Geraldes Lino referiu o seguinte no blogue Divulgando BD: "Ora como personagem principal da bd surge Francisco Louçã, excelentemente caricaturizado, a contracenar com os restantes candidatos da altura, numas divertidas peripécias onde o táxi em que estes entram (Louçã, plebeiamente, vai de autocarro) tem a insólita capacidade de retroceder no tempo (talvez respeitando a opinião de alguns taxistas de que o tempo da outra senhora era bem melhor)."
A inspiração principal para esta banda desenhada presidencial é, obviamente, a famosa trilogia "Regresso ao Futuro" protagonizada por Michael J. Fox, mas aqui o candidato Louçã critica os seus adversários pelas acções e decisões tomadas no passado no exercício de cargos políticos, afirmando a sua diferença, assumindo-se como uma candidatura fresca e nova, enquanto os outros são caracterizados como representantes do passado = sistema.
Por isto, é altamente surpreendente o ressurgimento de Louçã, Luís Fazenda e Fernando Rosas nas recentes eleições legislativas, protagonizando eles próprios um verdadeiro "regresso ao passado"!
De volta à bd de 2006, o jovem Louçã surge a defender as mesmas ideias e causas que ainda hoje são as bandeiras do Bloco de Esquerda: ricos a pagarem impostos, aborto, liberalização das drogas leves, direitos dos imigrantes, homossexualidade, Palestina, trabalho com direitos, etc.
O Bloco pouco mudou nos últimos 20 anos. O país é que já não é o mesmo... 
Regresso ao Passado?, Dezembro de 2005, 16 págs, offset a cores, 14,5x20,5cm. Edição: Bloco de Esquerda.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com