22 novembro 2025

Casal de Santa Luzia

Casal de Santa Luzia foi desenvolvido por Matilde Basto no âmbito de um estágio da London College of Communication realizado entre Março e Maio 2022 na Chili Com Carne.
A história assume contornos misteriosos nas margens da grande cidade, onde os baldios são colonizados por bandos de gatos vadios. Os sinais. Uma ameaça paira no ar, sente-se que algo está para acontecer. Instala-se uma rotina claustrófica de fim dos tempos.
O desenho também é algo surpreendente, oscilando entre o negativo arranhado dos gatos e dos gradeamentos e o traço baço e esborratado da tecnologia controladora.
A solidão, os espaços abandonados, os gradeamentos que confinam e delimitam uma cidade negócio, privatizada e artificial.
Sara Figueiredo Costa escreveu na revista Blimunda que "o baldio dos gatos é um universo em si, um oráculo, uma “boca cósmica”, como se lê numa das vinhetas. É apenas um baldio ao lado da casa de quem narra, mas vai-se agigantando como algo mais. É na leitura dos sinais que essa concretização ganha o corpo possível, com a mudança a revelar-se na cidade e nas vidas de quem a habita. E é nesse momento que Casal de Santa Luzia se revela como eco da pólis, onde facilmente reconhecemos uma Lisboa presa nas malhas da especulação imobiliária, esse fenómeno que as secções de economia dos jornais tratam como algo intangível, explicando subidas e descidas de preços, mas que é, na verdade, uma espada real pendendo sobre as cabeças de quem aqui mora."
Casal de Santa Luzia, Maio de 2022, 52 págs., risografia a uma cor; capa a duas cores, 14,5x20cm. Edição: Chili Com Carne [MdC #34].

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com