21 abril 2025

Almada BD Fanzine

Almada BD Fanzine #2

O editorial de Luiz Beira enquadra o Almada BD Fanzine no panorama fanzinístico nacional e almadense. O destaque deste número vai para Armando Servais Tiago, criador do personagem Barnabé, uma figura do povo, ingénuo e divertido. São publicadas várias pranchas de "Barnabé em Viagem" por terras portuguesas.
Armando Servais Tiago entrevistado por Luiz Beira, vai abordando o seu percurso na banda desenhada e a sua profissionalização no âmbito do filme de animação publicitário. Na entrevista, há uma curiosa a referência à série de 10 filmes de animação da "Heloísa", feita em conjunto com Sam para a RTC e que se "perdeu".
Carlos Pessoa escreve o artigo "A Difícil Função da Critica". Nas páginas centrais, apresentam-se breves biografias e fotos dos colaboradores do Almada BD Fanzine.
Há ainda pranchas de "Tiroliro" de Vítor Teodósio e "Azia Matinal" de Ilídio Morganiço. De Manuela Torres são publicadas três páginas de "A Avó Maria - Uma Lisboeta do Principio do Século" uma jovem moderna e decidida a tentar sobreviver no meio da turbulência política no inicio do século XX.
A terminar, a onírica banda desenhada "Constantino" de Hélder Carrilho.

Almada BD Fanzine #2, Julho de 1990, 28 págs, impresso a preto & branco; capa em azul, 21x29,7cm. Tiragem: 300 exemplares. Edição: Câmara Municipal de Almada.

Almada BD Fanzine #3
No editorial, Fernando Vieira refere-se a um problema recorrente - a encruzilhada da banda desenhada portuguesa, encolhida entre as dificuldades de edição, profissionalização e a escassez de público.
A primeira bd é "Flipade, O Guia Turístico" da autoria de RÁ (Rui Alves), à volta de uma excursão multinacional a umas ruínas musealizadas que acabam desfeitas em escombros.
Ilídio Morganiço apresenta a "Véspera de Eleições na Real República das Bananas", com políticos a prometerem este mundo e o outro.
Segue-se uma entrevista conduzida por Luis Beira a Fernando Bento. Depois, a sua bd "O Pequeno Tambor" sobre um heroico jovem soldado que, com a sua coragem e persistência, salva os companheiros sitiados de morte pelo inimigo.
Partindo de um contexto infantil "A Mancha" de Mara Andrade, denuncia a poluição nos oceanos e a morte dos ecossistemas marítimos, apresentando uma bd com uma forte mensagem ecologista.
Almada BD Fanzine #3, Setembro de 1990, 28 págs, impresso a preto & branco; capa em magenta, 21x29,7cm. Tiragem: 300 exemplares. Edição: Câmara Municipal de Almada.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com