Olímpico
Entre os anos de 2003 e 2006, o salão de bilhares Café Olímpico, situado na Rua Miguel Bombarda, no Porto, constituiu um sólido projecto de realização de eventos e exposições de artes plásticas. "Muitos artistas por lá passaram, definindo a identidade de um projecto inovador, comissariado por Carla Filipe, Eduardo Matos, Isabel Ribeiro, Renato Ferrão e Rui Ribeiro. Todos artistas plásticos recém-licenciados pela Faculdade de Belas Artes do Porto, com excepção do último, Rui Ribeiro, formado em Economia e autor de vários textos de reflexão e crítica de artes plásticas."
"O Olímpico define-se como um lugar de confluência de ideias e propostas de soluções, estéticas e plásticas, onde se esperam colaborações. E surgiram bastantes nos três anos que durou o projecto, durante os quais as exposições se sucediam de mês a mês." (citações de "Os Fanzines no Porto, Hoje", por Marco Mendes, texto inserido no livro antológico "Salão Olímpico 2003/2006").
O fanzine Olímpico reúne várias contribuições de diversos autores: desenhos e ilustrações de Carla Filipe, Renato Ferrão, Ângelo Ferreira de Sousa. Há também uma banda desenhada "Le Nouveau Western" com argumento de Eduardo Matos e desenho de Bruno Silva, diversos ensaios sobre arte moderna, cultura visual, espaços expositivos, públicos, economia e sociedade, escritos por Sandra Vieira, Fernando José Pereira, Nuno Sacramento e João Sousa Cardoso.
Nas páginas centrais, é apresentada uma fotomontagem "He Ken Sings!", em jeito de cartaz de concerto, da autoria de Paulo Mendes.
O fanzine reproduz ainda diversas imagens que documentam exposições e eventos passados no Salão Olímpico, bem como pequenas apresentações do trabalho de jovens artistas que estavam a despontar naqueles anos, ressaltando um grande sentido colaborativo e espírito de comunidade.
O design gráfico do fanzine ficou a cargo de Ricardo Lafuente e a capa reproduz o excelente trabalho "Dillinger, Inimigo Público n.º 1" de Pedro Amaral.
Olímpico #0, Junho de 2003, 36 págs, offset a preto & branco, 14,8x21cm. Tiragem: 500 exemplares. Porto.
0 comentários:
Enviar um comentário