02 agosto 2023

SUB

SUB #1
 
Fanzine dirigido por Pitchu que inclui diversas BD originais de Nuno Costa, Hugo O'Neill, Jorge Lopes, Mona, Agostinho Marques, Marta, Ana Carvalho, Ivo Batista, entre outros. Há também uma BD de Sergio Aragones e outra extraída dos "Piratas do Tietê". Ao longo do fanzine, vão surgindo as mais diversas derivações de palavras contendo SUB, como subterfúgio, subúrbios, sub-raça, subespécie, submerso, subir, suborno, subcutaneo, sub...
Outra das especificidades da publicação, é a inclusão de diversos apontamentos de carácter técnico, como sejam manuais de utilização de diversos objectos, como ventoinhas, motosserra, rebobinar uma cassete, como produzir um fanzine.
Nas páginas centrais, é apresentado um trabalho de Loro, com o habitual nu feminino. Como musas inspiradoras para o primeiro número do SUB são apontadas as revistas Chiclete Com Banana, Piratas do Tietê, Animal, Vibora, Quadrado, KBD e TV Guia!

SUB #1, Maio de 1996, 40 págs., fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm.

SUB #5+3

Fanzine caótico editado Pitchu, integrando banda desenhada, fotografia, textos avulsos, grafismos, projectos artísticos e bastante pornografia.
A encimar todas as páginas do SUB, são publicadas tiras com fotografias, com sequências de luta greco-romana, com imagens de serial-killers, de anúncios publicitários ou de manuais de instruções.
"A História do Quadro que foi Destruído" da autoria de Margarida Alface, com cobertura fotográfica de Pitchu acompanha a execução de uma pintura desde os primeiros traços até á sua conclusão.
Segue-se uma bd de Agostinho Marques com violência sobre a mulher por via telepática.
Depois uma Daniel Baptista apresenta uma história em estilo manga com muita violência à mistura.
São publicados diversos textos de Lista S. em estilo e temática muito variada. Intercalados com os outros trabalhos surgem diversas bd de Pitchu
Várias fotografias de pessoas novas e velhas e algum texto informativo em inglês, representam o genocídio praticado pelos Khmer Vermelhos no Cambodja.
"Stressados Anónimos", por Marte, apresenta as reuniões do grupo que deixou de se sujeitar à ditadura do relógio.
Com desenho de Angela e textos de Cartilha, uma estranha bd em estilo on the road, com desfecho mortal.
Seguem-se várias páginas com anúncios de jovens colegiais japonesas, em poses eróticas ou com esgares de grande excitação.  
SUB #5+3, Outono de 1999, 80 págs., fotocópia a preto & branco e capa em linóleo serigrafado, 14,5x21cm, Tiragem: 100 exemplares.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com