31 maio 2023

Mehr Licht!

Mehr Licht! #4
As coisas eram bem diferentes em finais da década de 90 do século passado!... Luis Oliveira escrevia o seguinte no editorial: "No Verão de 93 houve uma enxurrada de concertos para todos os gostos e em vários pontos do país mas depois disso pouco ou nada mais aconteceu e então tem-se que questionar:
Porque é que tudo se tem que passar em Lisboa? Porque é que desde Setembro de 1995 (Young Gods no Porto, Coliseu) não há um concerto de jeito no norte? Como é possível fazer-se um concerto dos DEATH IN JUNE (Non, Kapo, Strength Through Joy e Scorpion Wind) em Lisboa e passar quase despercebido? Ainda por cima um concerto limitado aos amigos e que quando se tenta comprar bilhete já tudo está esgotado? Qual é o direito essa gente tem de nos privar de um espectáculo desses? Ou de qualquer outro espectáculo semelhante? Teremos nós que ir viver para Lisboa para usufruir daquilo a que, noutros países, qualquer pessoa tem direito? Sendo assim mais vale emigrar..."
Neste número, são apresentadas entrevistas ao autor de banda desenhada Jhonen C. Vasquez e às bandas The Garden of Delight, Midnight Call, e aos alemães Passion Noire.
Reportagem sobre as edições de 1996 dos festivais 
de Vilar de Mouros e de Reading.
É apresentado um extenso artigo sobre os Virgin Prunes, cobrindo toda a sua existência e também artigos sobre as bandas The Shroud e The Prophetess.
Nos registos discográficos, são apresentadas críticas aos trabalhos de The Garden Of Delight, Love Spirals Downwards, Black Tape For A Blue Girl, Vidna Obmana, The Merry Thoughts, Abcess, Umbra Et Imago e o sublinhado especial ao primeiro registo dos The Astonishing Urbana Fall.
Na rúbrica "Filmes Maiores que a Vida", assinada por Vítor Ribeiro, é destacado o filme "O Acossado" realizado por Jean-Luc Godard em 1959.
Mehr Licht! #4, Março de 1997, 40 págs, fotocopiado a preto & branco, 14,9x21cm. Póvoa de Varzim.

Mehr Licht! #6
Este número, inicia com a publicação da primeira parte de um longo artigo sobre os Death In June, assinado por Luis Oliveira. Seguem-se, pelo mesmo autor, uma resenha sobre o Festival Sacrosanct 97, realizado em Londres. Depois os suecos Funhouse também são destacados. Há também duas páginas dedicadas à análise e criticas de novas edições.
Paulo Martins divulga as novas maquetas das bandas nacionais The IDS e Love And The Will. O mesmo autor apresenta um artigo intitulado "Breves apontamentos sobre alguns aspectos esotéricos do III Reich - Subsídios para a compreensão de um fenómeno".
Regressa depois a vertente musical, com um artigo sobre os ingleses The Venus Fly Trap.
Para terminar, são transcritos alguns textos e diálogos do filme "Paris, Texas" de Wim Wenders. Na rúbrica "Filmes Maiores que a Vida", Vítor Ribeiro destaca a obra do realizador americano John Cassavetes. 

Mehr Licht! #6, Janeiro de 1998, 28 págs, fotocopiado a preto & branco, 21x29,7cm. Póvoa de Varzim.

Mehr Licht! #7

Neste número, é publicada a segunda parte do artigo dedicado aos Death In June e conclui-se também  o artigo intitulado "Breves apontamentos sobre alguns aspectos esotéricos do III Reich - Subsídios para a compreensão de um fenómeno". É transcrita uma entrevista transmitida no programa "Nova Vaga" da Rádio Fundação aos mentores da editora discográfica independente "Deixe de Ser Duro de Ouvido".
Na rúbrica "Filmes Maiores que a Vida", destaca-se o realizador norte-americano Martin Scorsese.
Os germânicos Still Patient? são entrevistados por Luis Oliveira, que também perspetiva o que será o Festival Wave Gotik Treffen 1998.
A cena de Manchester é radiografada, destacando-se as suas principais bandas e discografias.
O fanzine termina com duas páginas dedicadas à crítica e divulgação das novas edições discográficas nacionais (Kola!, Sadcow, Desire e Cais do Rock Vol. 2) e internacionais (Love Like Blood, Clan Of Xymox, Raison D'Être, etc.).
À semelhança do número anterior, o arranjo gráfico de algumas páginas dificulta sobremaneira a leitura dos textos devido à sua sobreposição com imagens.
Mehr Licht! #7, Abril de 1998, 28 págs, fotocopiado a preto & branco, 21x29,7cm. Póvoa de Varzim.

Mehr Licht! #8
Neste número, a banda em destaque são os americanos The Cramps. Seguem-se algumas entrevistas: - a primeira, a Adolfo Luxuria Canibal, por altura da edição do disco dos Mão Morta "Há já muito tempo que nesta latrina o ar se tornou irrespirável"; - depois, aos barcelenses The Astonishing Urbana Fall e aos leirienses Phase.
Nas páginas centrais, surge a cobertura ao Festival Cais do Rock '98 na Póvoa de Varzim. Depois mais umas entrevistas às bandas nacionais Plus, Raindogs e Simplex, The Boozman.
Paulo Martins publica um texto "Considerações sobre a Swastika" onde discorre sobre a persistência deste símbolo ao longo do tempo.
Na rúbrica "Filmes Maiores que a Vida", continua o destaque ao realizador norte-americano Martin Scorsese.
O fanzine conclui com duas páginas de críticas e classificações a novas edições discográficas.
Uma nota final para a melhoria do grafismo e da paginação, tudo muito mais limpo e legível.
Mehr Licht! #8, Setembro de 1998, 28 págs, fotocopiado a preto & branco, 21x29,7cm. Póvoa de Varzim.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com