26 dezembro 2022

Odin

Odin #1
Pretendendo escapar aos estereótipos do fanzine de BD, o Odin, editado por Jorge Álvares Pereira, assume-se como uma publicação de estudos sobre a banda desenhada, à semelhança de "Les Cahiers de la Bande Dessinée". Cada número a publicar seria dedicado exclusivamente a um autor europeu.
Neste primeiro número, fala-se de Spirou e de Spirit de Will Eisner. Parabeniza-se a Editora Futura pela atenção e publicação de autores portugueses.
Retoma-se o desafio lançado por Vasco Granja para criar um clube de BD em Braga.
Termina com uma breve síntese sobre as revistas de BD portuguesas, incidindo sobre o Jornal da BD e Mundo de Aventuras.
Odin #1, Agosto de 1984, 08 págs, fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm. Braga.

Odin #3
Assumindo-se agora como um fanzine "neo-nostálgico", voltado para o campo pouco explorado da BD e das revistas portuguesas. A primeira a ser abordada neste número foi a revista Tintin portuguesa. Refere-se a homenagem feita a Stuart Carvalhais no Programa televisivo 1,2,3, apresentado por Carlos Cruz.
Na vertente local, é aventada a hipótese de montar um pavilhão expositivo durante a Feira Anual "Lazer 85" e retoma-se novamente a ideia de constituir o Clube de BD de Braga.
Numa folha solta inserida no meio do fanzine, surge um artigo intitulado "Como Coleccionar Revistas e Álbuns de Banda Desenhada: Alguns Conselhos Úteis."
Depois, são apresentadas diversas opiniões sobre assuntos, autores e publicações da área da banda desenhada.
Odin #3, Dezembro de 1984, 14 págs, fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Braga.

Odin #4
Avaliando pelo que é exposto no editorial, este número do Odin sofreu diversas contrariedades, mas que não demoveram o editor Jorge Pereira de prosseguir, 
praticamente sozinho, com a sua publicação.
O autor em destaque neste número, é o francês Jacques Tardi, sendo-lhe dedicado um dossier de 4 páginas.
O autor português Eugénio Silva e a "escola espanhola" de BD também são destacados.
As divagações do editor andam à volta do fenómeno do coleccionismo, da banda desenhada e da música alternativa.
Neste número do Odin, regista-se uma notável evolução do grafismo e da paginação.
Odin #4, Janeiro / Fevereiro de 1985, 16 págs, fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Braga.

Odin #5
Gradualmente, o Odin vai aumentando o número de páginas e a qualidade do conteúdo. O autor em destaque neste número, é o francês Didier Comès.
O americano 
Robert Crumb, criador de Fritz, também é destacada ao longo de duas páginas assinadas por João Rodrigues.
Finalmente, o Odin anuncia a concretização do objectivo de criar o Clube Bracarense de Banda Desenhada, sendo até esta nova entidade a responsável pela edição do Odin. É facultada uma ficha de inscrição no Clube, bastando o seu preenchimento e junção de uma cópia de fotografia para tornar-se membro, não sendo necessário o pagamento de qualquer quota.
São divulgadas as actividades do portuense Comicarte e referenciados os autores Serer e Arlindo Fagundes. Também são analisadas diversas editoras e edições de banda desenhada .
Para terminar, é publicada a primeira parte da Bibliografia Cronológica de Revistas de BD editadas em Portugal de 1883 a Abril de 1979. 
Odin #5, Março de 1985, 22 págs, fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Braga.

Odin #6
Neste número, o autor em destaque é Hugo Pratt, criador de Corto Maltese. O autor italiano é objecto de uma biografia e de uma cronologia da obra publicada.
Segue-se uma crítica e análise ao fanzine Nonarte. Depois, apresenta-se homenagens póstumas aos autores recentemente falecidos Roussado Pinto e também Raúl Correia.
Continua a publicação da segunda parte publicada a primeira parte da Cronologia de Revistas de BD editadas em Portugal de 1883 a Abril de 1979:
A rúbrica "Notícias Desenhadas" referencia o programa "Arroz Doce" e a presença de autores no programa para continuarem a sequência do personagem Godofredo Leitefresco. A edição do álbum "La Chavalita" de Arlindo Fagundes também é muito elogiada. Por último, uma resenha ao álbum "Rebecca" da autora italiana Anna Brandoli.
Odin #6, Maio / Junho de 1985, 28 págs, fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Braga.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com