16 dezembro 2022

Yangire / Yandere

Este fanzine foi produzido como um ensaio para acompanhar e complementar a edição de Muji Life. 
Yangire e Yandere são tipos de personagem originárias da subcultura japonesa denominada otaku. Ambas as palavras têm o mesmo prefixo - yan; o que as distingue em termos de motivações é que "gire", relaciona-se com a compulsão de cortar e rasgar; enquanto "dere" relaciona-se com sentimentos de amor.
Os conceitos "yandere" (apaixonado e psicótico) e "yangire" (fofinho e psicótico) relacionam-se com as representações de loucura feminina na BD e animação japonesas. Tanto um tipo como o outro, enquadram-se naquelas personagens de múltipla personalidade, do tipo "Dr. Jekill e Mr. Hyde". Este tipo de personagem, normalmente é encarnado por figuras femininas, com personalidade neurótica, alternando entre a cândida inocência e a mais sanguinolenta monstruosidade. Enfim, mulheres dispostas a fazerem tudo para conseguirem os seus intentos. Frequentemente, os comportamentos yangire e yandere são justificados como resultantes de um forte trauma físico e psicológico ocorrido no passado e que provocam uma vingança numa lógica de vítima transforma-se em violentador. 
Em suma, este tipo de personagens, alternado entre extremos: - inocência e o horror, a  razão e loucura, a paixão arrebatadora e o gesto mecanizado, controlar e ser controlado, reverberam visões de feminismo e de machismo, de infantilidade, de lutas políticas de classes sociais e de traumas civilizacionais. O eterno conflito entre Eros e Thanatos.
Yangire / Yandere, Setembro de 2015, 24 págs, impresso a preto & branco, capa em cartolina vermelha, 14,5x19,2cm. Edição: Clube do Inferno, Lisboa.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com