23 julho 2023

Le Sketch

Le Sketch #1
Excelente projecto concebido e editado por Paulo Patrício, com distribuição gratuita (Le Sketch It's Free!) selecionando criteriosamente um conjunto diversificado de autores internacionais, e apresentando um pequeno compêndio dobrado em formato harmónio, com desenhos retirados dos cadernos de trabalho dos autores.
O primeiro número do Le Sketch apresenta desenhos do argentino Jorge Alderete. 
Dos cadernos de desenhos de Jorge Alderete, são extraídos um conjunto de retratos, macacos vindos do espaço, cowboys freaks, "trash culture", filmes de ficção científica dos anos 50, pinups estilo rockabilly, strip-tease ao som Go-Go, cultura surf e rock'n'roll.
Le Sketch #1, Janeiro de 2005, 20 faces em harmónio, impresso a três cores, 55,6x7,1cm.

Le Sketch #2
O segundo número do Le Sketch é preenchido com desenhos do americano Matt Madden.
Os desenhos impressos em tons sépia, retratam lutadores mexicanos de wrestling, edifícios de uma qualquer cidade americana perdida perto da fronteira, gente que está à espreita, um elefante decepado em precário equilíbrio, um skinhead de botas cardadas...
A estranha América retratada magistralmente em breves instantâneos.
Le Sketch #2, 2005, 18 faces em harmónio, impresso a uma cor, 67,5x10,5cm.

Le Sketch #3
O terceiro Le Sketch é dedicado a Nick Bertozzi. Os desenhos do autor americano capturam a estranheza e violência latente dos subúrbios. Rostos fitam-nos com ar muito sério, enquanto o DJ roda mais um disco num qualquer Salon onde o odor a sexo e o perigo pairam a todo o instante.
Homens sentados e outros em pé, redondos e expectantes; marinheiros de faca com gume afiado, velhas a passearem carrinhos com um cavalo sentado no lugar da criança. A claustrofobia e os ensimesmamento. 
Le Sketch #3, 2006, 18 faces em harmónio, impresso a uma cor, 48x7,5cm.

Le Sketch #4

No quarto número Le Sketch, o artista americano Peter Kuper apresenta uma série de auto-retratos, utilizando diversos estilos de desenho, retratando o seu rosto ora com realismo, ora bastante estilizado e até cadavérico.
Também são apresentados desenhos retratando situações inusitadas como uma versão Kuper-tartaruga, Kuper a ser esmagado nomeio de uma mão e o desenho da própria mão esquerda com aliança no dedo anelar.

Le Sketch #4, Verão de 2007, 16 faces em harmónio, impresso a duas cores, 44x8,5cm.

Le Sketch #5
O quinto número do Le Sketch é dedicado ao americano Marcellus Hall, que apresenta um conjunto de  desenhos que capturam a passagem do tempo e das estações do ano, pequenos instantes na vida de pessoas comuns e o fervilhar da cidade.
As comemorações do 4 de Julho, os passeios em família à beira rio, o trabalho, o rosto reflectido no espelho no momento de barbear, os miúdos a jogarem basquetebol, as viagens de metro, os contactos casuais com estranhos, tudo magistralmente capturado com um traço de extrema elegância e sensibilidade de Marcellus Hall.
Le Sketch #5, Inverno de 2007, 16 faces em harmónio, impresso a duas cores, 44x8,5cm.

Le Sketch #6
No sexto número do Le Sketch, são apresentados desenhos do autor americano Steven Weissman,  incluindo pugilistas em acção, executivos de fato e gravata, com orelhas enormes, miúdos em brincadeiras, jogos e descanso, o gato Diego e o T-Rex, lagartos mutantes, cavaleiros e conquistadores, vitimas da fome prostradas no chão.
Excelente conjunto de desenhos impressos numa estranha mistura de vermelho rodamina e verde azeitona.
Le Sketch #6, Primavera de 2008, 16 faces em harmónio, impresso a duas cores, 44x8,5cm.

Le Sketch #7
O autor inglês Craig Atkinson é o protagonista do sétimo número Le Sketch. Na face interior, o autor apresenta um conjunto de desenhos e colagens de rostos com estilos muito diversificados.
No lado exterior do Le Sketch, surgem estranhos diagramas, uma montagem de cabeças sorridentes com bigode hitleriano e chapéu napoleónico. Um anúncio de encontros entre parceiros que partilhem princípios cristãos. Um desenho de uma igreja imponente, uma mapa de Inglaterra sobreposto com uma mensagem xenófoba, uma imagem de um grupo de operários, e um colarinho branco a comandar.
Tudo impresso num azul profundo e amarelo reluzente.
Le Sketch #7, Primavera de 2009, 16 faces em harmónio, impresso a duas cores, 44x8,5cm.

Le Sketch #8
O oitavo tomo do Le Sketch, é preenchido com desenhos do americano Scott Morse. Na série de 14 desenhos em estilo aguarelado e de contornos muito fluídos, encontramos pessoas comuns na cidade de São Francisco e na Disneylândia. As pessoas retratadas estão em situações banais do dia-a-dia, sentados, a beber, a observar algo, a passear tranquilamente. Muitos dos retratados, aparentam ser idosos a gozar tranquilamente a reforma; outros aparentam ser turistas em férias.
Scott Morse, além de ser autor de diversos livros de banda desenhada, colaborou com a Pixar em filmes como Ratatui e Wall*E.
Le Sketch #8, Verão de 2009, 16 faces em harmónio, impresso a duas cores, 44x8,5cm.

Le Sketch #9

Na nona edição do Le Sketch, o americano Matthew Thurber apresenta uma série de 14 esboços com semideuses elétricos, personagens da saga espacial Star Wars, cozinheiros a preparar chili, rabiscos esotéricos, cães e gatos sorridentes e criaturas alegóricas que o devorariam alegremente num piscar de olhos. Tudo impresso em cornalina vermelha e num roxo lilás.
Le Sketch #9, Inverno de 2009, 16 faces em harmónio, impresso a duas cores, 44x8,5cm.

Le Sketch #10
Comemorando a edição do décimo número do Le Sketch, os editores decidiram publicar uma compilação de 25 desenhos inéditos, utilizando para o efeito a realidade aumentada.
As instruções constavam nas páginas interiores e utilizando uma webcam e a aplicação própria disponível na página da internet do Le Sketch, era possível aceder aos desenhos originais.
Os desenhos eram dos autores participantes nos números anteriores desta publicação. Edição numerada individualmente de 500 exemplares.
Le Sketch #10, 2010, 4 págs, impresso a duas cores, 12x16cm. Tiragem: 500 exemplares.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com