Punkto
A Revista Punkto assume-se como uma publicação irregular, imprevisível e indisciplinar sobre limites: da prática, da teoria, da arte e da arquitectura.
Com distribuição gratuita e uma equipa constituída por Pedro Levi Bismarck, Pedro Oliveira e Carlos Castro, este número tem como tema a Destruição.
Nas primeiras páginas, é publicado o extraordinário texto de 1931 "O Carácter Destrutivo" de Walter Benjamin. Este texto, por si só, já justificaria a publicação desta revista, mas há muito mais matéria de elevado interesse, incluindo uma selecção de imagens e citações de Gordon Matta-Clark sobre a memória e a (i)mutabilidade do espaço construído.
José Bártolo com o ensaio "Destruição: uma obra em processo" coloca em perspectiva os diversos movimentos artísticos que lidaram com as questões conectadas com a destruição e autodestruição do objecto artístico, principalmente a partir dos anos 70 do século XX.
"Destruição: registos do trauma da perda do Portugal Rural" de Álvaro Domingues explora as questões da descaracterização e desruralização, especialmente do interior do país, variando entre calamidades e incêndios, resorts para todos os gostos com muita relva e espaço verde, turismo rural, desertificação, envelhecimento, atravessado por auto-estradas.
Tiago Lopes Dias apresenta "Vell Poble Nou" sobre o processo de mutação paisagística, arquitectónica e social ocorrida no bairro Poblenou em Barcelona.
David Knight & Cristina Monteiro publicam o ensaio "Plotting" em inglês.
Para fechar, são apresentadas diversas plantas e desenhos de Auschwitz-Birkenau descobertos em 2008, que demonstram o planeamento e o cálculo da máquina de matar nazi.
Este número da Revista Punkto inclui um encarte denominado "O Grande Atlas dos Edifícios Destruídos" impresso a preto & branco em papel amarelo em tamanho A2, com imagens fotográficas de grandes edifícios destruídos em todo o mundo.
0 comentários:
Enviar um comentário