Uma Mesa são Tábuas
Micro livro da autoria de Ana Mendes, com conceito gráfico, paginação e execução artesanal de José Feitor e integralmente produzido nos Ateliers de Santa Justa. A Imprensa Canalha apresentou assim este volume:
"O livro Uma mesa são tábuas é composto por 11 histórias criadas a partir de carimbos antigos com imagens de frutos – cerejas, morangos, maçã e figos, entre outros. Todas as histórias versam sobre relações – amorosas, de amizade, cumplicidade ou altruísmo – estabelecendo-se uma relação com o fruto (exemplo: figo/maturidade).
O conjunto é formado por uma imagem, acompanhada da respectiva história. As narrativas são pequenas, acompanhando a dimensão do livro (10X10 cm) e com o objectivo de funcionarem como pequenas sinopses, que podem dar origem a histórias maiores, criadas pelos leitores.
O objectivo deste livro visa, por um lado, contar histórias, e, por outro, recuperar os carimbos antigos, bem como o acto de imprimir manualmente. Os carimbos que se usavam na escola primária, cumpriam objectivos didácticos, sendo muito “tácteis”. A par do desenho, existia a relação que o aluno criava com o papel, com o carimbo e a fantasia que surgia a partir daí – o redigir, o pintar, o ordenar, o cortar.
Aparte a impressão, o livro foi concebido de forma artesanal, com impressão manual dos carimbos e montagem, como forma de recuperar o ritual que existia de concepção dos livros e agendas pelos alunos nas oficinas de trabalhos manuais."
Uma Mesa são Tábuas, Maio de 2008, 28 págs, capa dura artesanal, miolo impresso a laser e carimbagem manual em papel cavalinho, 10x10cm, Tiragem: 50 exemplares. Edição: Imprensa Canalha (IC #008).
0 comentários:
Enviar um comentário