25 março 2024

Bíblia

Bíblia #0
A Bíblia é uma revista aperiódica que se caracteriza pela diversidade de conteúdos e abordagens heterogéneas, assim como pela escolha abrangente de colaboradores, das mais diversas áreas como literatura, design, artes visuais, música, etc. O editorial é um texto em inglês intitulado “Tales from the Bible that are in doubt” e que se subdivide em “Was Abraham a myth?”, “Did the exodus happen?”, “Did Joshua conquer the city of Jericho?, “Was there a Moses?”. Este número zero inclui publicidade ao “Almanaque Rosa”, uma publicação homo-erótica que contém 4 homonovelas (Paulo Scavullo); publicidade aos Ena Pá 2000 e Irmãos Catita; um anúncio apostólico da Editora Fenda; um projecto do Dr. Mabuse; uma banda-desenhada de Alice Geirinhas; um grande número de textos não assinados; publicidade a “Puro Sangue”, solo de Lúcia Sigalho; entre outros. Nem todos as colaborações estão claramente identificadas.

Bíblia #0, Fevereiro de 1997, 92 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 19,5x26cm. Lisboa.

Bíblia #1

Bíblia #2
Revista aperiódica editada por Tiago Gomes abrangendo diversas áreas como literatura, design, artes gráficas, banda desenhada, música, etc. No editorial, Tiago Gomes lamenta a falta de apoios para a publicação da revista. Não obstante, consegue reunir um conjunto extraordinário de colaboradores, uma espécie de "quem é quem" da área da cultura mais alternativa dos anos noventa, para a edição de uma das mais notáveis revistas feitas em Portugal.
Este número inclui fotografias, projectos, imagens e ilustrações da autoria de Carlos Roque, Susana Paiva, Miguel Soares, Pedro Amaral, Paulo João, Marília Mira, Paulo Scavullo, Rui Calçada Bastos, João Vinagre, Alexandre Estrela, Heitor Fonseca, Miguel Vasconcelos, Mariana Viegas, Rodrigo Miragaia, Pedro Cabral-Santo e Tiago Batista, Carolina Vasconcelos, Edgar Massul, Pedro Kastro, Patrícia Romão, Luis Felix, Paulo Abreu, Gustavo Sumpta, Tiago Miranda.
No que toca à banda desenhada,  temos Rigo com “The Red Man Tails”; Tó Trips e Jorj com “Freak Show Sick”; Paulo Mendes com “Made in Taiwan”; Luís Lázaro apresenta “Baby Blast”; António Olaio “O Perfume Assassino”; Maria Cristina & Jorj “Por um par de olhos negros”; Daniel Lopes & João Chambel “A Luta Continua”; Ana Cortesão “Uma Mulher Emancipada”; Rui Rasquinho “El Jéco”, “Sub-Jéco” e “El Jéco y el Kiko”.
São publicados textos de Adília Lopes “Mais uma história da Gata Borralheira” e “Leite da Vida”; Rui Zink “Fragmentos de Novais”; Gilberto Gouveia “Cenas da Vida de um Homem”; Fernando Guerreiro “Postais Rasgados -  seringa”; José Oliveira “ Poema Patri/óptico”; Poemas de Tiago Gomes; João Sodré “Mortal e Solitária”; Hugo Barbosa Ghostrider “Why are you a smart-ass net-head?”; texto de Rodrigo & Fernando Ramires; Patrícia Brito “Gin com água do mar e murshmallows assados”; João Fonte Santa com “Um Conto de Natal” e uma ilustração; António Delírio “Noitário (ou o prefácio dos dias)”; António S. Oliveira “Santo Ofício”; Marista; José Luís Peixoto “Os Errados”; Adelino Tavares “Tudo começa com um pontapé nos colhões”; Cristina Pimenta “A Instabilidade ou os Sentimentos da Carne”; A. Da Silva O. “Na Merda”.
Bíblia #2, Fevereiro de 1997, 92 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 19,5x26cm. Lisboa.

Bíblia #3
Este número tem um curto editorial mencionando uma nova secção “Cartas Baralhadas”, com cartas de leitores de todo o país. Projectos e imagens de Pedro Amaral, Alexandre Estrela “Lim 1”, Carlos Roque “Atie”, Paulo Mendes “Che Fare?”, António Pocinho “Dinheiro procura-se Morto ou Vivo”, Miguel Soares “Crosta Presents: #2 Future Systems”, João Vinagre “Floating Selection”, Pedro Cabral Santo “A further reality”, Carolina Vasconcelos, Paulo Abreu “Universidade Clónica de Lisboa”, João McDonald, Nuno Milagre “F de Fraude”, Fernando Aguiar “Alma”, Céu Guarda em colaboração com Ludo, Javali, Edgar Massul, Marista, João Oliveira, Marília Maria Mira, Filete “Cyberorgasm” e Alice Geirinhas. Bandas-desenhadas de Ana Cortesão “O Complexo de Cassandra”; Rigo “Fush”; André Lemos “O Homem que falava com as pedras”; Hugo Barbosa “Cromos”; Rui Rasquinho “El Jéco : Fé”, “El Kiko El Jéco” e “Apologia del Cagalhón”. Textos de Adília Lopes “O Casal do Presépio”; Fernando Guerreiro “Postais Rasgados – Anjo”; A. Da Silva O. “Ode aos Inúteis”; Patrícia Brito “Peelings, moscas, virgens e um milagre”; Jorj “A Aventura Espacial do Cowboy Carson”; Grupo Invisível Os Martelos “Manifes de Peixes”; Gilberto Gouveia “Cenas da Vida de um Homem”; Carlos Leite “Les Étangs d’Ixelles”; Cristina Pimenta “O Conto da Gabardine”; Ghostrider “Why are you a smart ass net-head? Part II”; Pedro Dias de Almeida “Sugestões Para um Novo Quotidiano”. Poemas sem título de Tiago Gomes; Rui Pedro “Administração”; hãTónio de Lírio “Aborto Calculado” e “Evangelho de Voo” . E, “Teste de Medicação” de Miguel Clara Vasconcelos.

Bíblia #3, Fevereiro de 1997, 92 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 19,5x26cm. Lisboa.

Bíblia #4
No editorial do #4 refere-se que da Bíblia acolhe “velhos e novos valores (...) formando uma mistura explosiva”. A abrir, surge “Chlorofluorocarbons”, fotografia da instalação de João Vinagre. Depois António Pocinho propõe um questionário "Portugal? - Do Quinto Império à Quinta Imperial", com formulações cheias de ironia e humor, mas que de alguma forma, caracterizam bem o povo que somos. Há um segundo questionário “O Assassino que há em Nós” de Miguel Clara Vasconcelos.
Paulo Abreu apresenta dois trabalhos cruzando clones e clowns. A Microsoft e Bill Gates são o tema do trabalho apresentado por Carlos Roque. Há também fotografias de Susana Paiva, grafismos de Nuno Luz, apropriação e montagem fotográfica de Pitchu; a colaboração de Patrícia Almeida com Tó Trips em “Matei o cozinheiro do hotel porque me doía o estômago”.
Edgar Massul apresenta “what do you meam by boçal art”, grafismos gerados por computador e diagramas. Yves dos Santos apresenta uma montagem fotográfica e o Grupo Invisível Os Martelos apresenta “publidespublicidade”, sobre técnicas de propaganda nazi aplicadas à publicidade moderna.
Filete explora a dicotomia PC e Mac e a apropriação de imagens com introdução de legendas criativas. Patrícia Romão apresenta a ilustração "Romantic Stuff", enquanto Carlos Leite propõe um texto poético nocturno. Carlos Gomes compõe a montagem de ilustrações "newlywed (e à terceira noite foram visitados por um anjo em fato de macaco)". Rui Calçada Bastos apresenta o projecto “eight years looking forward to see you”. Carolina Vasconcelos participa com uma composição envolvendo imagem e texto poético multilingue. Rui Pedro em “Coisas que Li na Bíblia”, elenca as semelhanças entre as três grandes religiões monoteístas.
Hugo Barbosa apresenta uma montagem com malabarismos vários. "Problemática da Dificuldade" é um trabalho gráfico repetitivo e sequencial de Fernando Aguiar.
Adília Lopes escreve sobre Barthes, dedos e masturbação feminina. Tiago Gomes apresenta alguns aforismos e devaneios poéticos. Patrícia Brito apresenta a ficção "Pornochalada Bombista". Ivone Bastos escreve “Cenas no Feminino, ou Horas de Mulher”, que é também, a história de uma mulher cortada aos pedaços.
José Mário Silva apresenta “Três Histórias que cabem num postal” - a primeira é uma história de amor que tudo promete, mas que não acaba bem; Depois "Autópsia" a um escritor surrealista e por fim: "Monóxido de Carbono", um prenúncio de suicídio. 
António S. Oliveira apresenta o texto “A Mínima Condição” e Sergei Gruslobjo “ Fragmentos de Herança enviada em 25 caixas por via marítima”, uma descrição exaustiva do conteúdo das 25 caixas. A. Dasilva O. escreve o texto “Cheiro a Mortos”. Ghostrider escreve “Há Mil anos atrás...3001, Terceiro Milénio D.C.”, fazendo futurologia sobre pronto-a-vestir, cirurgia plástica, comunicação social, etc. Por seu lado, Sara Adamopoulos no texto “Dra. Ruth Marlene, consultório generalista”, dá conselhos de vocação profissional a um jovem à procura do primeiro emprego.
Nuno Milagre endereça uma “Carta Aberta ao Destinatário” e Ana Teresa Pereira “Tell me something nice”. Fernando Guerreiro escreve “Urbana” ilustrado por Adriana Molder.
Alexandre Crespo apresenta a narrativa “O que é o eco? Porque mora na palavra?”. Pedro Amaral apresenta uma dupla página com uma ilustração e um texto e outra que é uma espécie de necrologia portuguesa. Segue-se um texto de Duarte A. ilustrado por Pedro Félix. Pedro Vargues participa com o texto “O Paraíso Perfeito”
As primeiras bandas desenhadas apresentadas são sete "Intermissions" de Rigo, captando episódios estranhos ambientados nos Estados Unidos. Ana Cortesão introduz-nos a "Retratos de Família", comentando um álbum de fotografias encontrado no baú de uma tia. Dani Roxo participa com uma prancha com um par de cornudos a partilharem novos cornos.
Luís Lázaro (dois L) demonstra as mais intrincadas tentativas para encolher a Bíblia em "Shrink to Fit". 
João Fonte Santa apresenta a banda desenhada “Havia um homem que passava os dias a ver os navios a cruzar o rio”. A fechar este número da Bíblia, Rui Rasquinho apresenta três pranchas de El Jéco.
Bíblia #4, Novembro de 1997, 70 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,5cm. Lisboa.

Bíblia #5

O “edytorial” explica que o assunto deste volume é “Heróis e paparazzi”, tema abordado na exposição comissariada na Bedeteca entre Fevereiro e Março de 1998. Conteúdos da revista: Texto de apresentação da exposição na Bedeteca por João Soares (na altura Presidente da Câmara de Lisboa) e entrevista a João Paulo Cotrim intitulada “Viver algures no óculo da porta blindada”, sobre Banda-Desenhada. Projectos gráficos, desenhos e fotografias de João Vinagre, Susana Paiva, João Fonte Santa, Pedro Falcão, Edgar Massul, Miguel Carrilho, Vítor Silva, Jorj|Mc|Sof, Miguel Clara Vasconcelos, Paulo Mendes, Ana Salazar, Sergei Grulosbjo, Paulo Abreu, Alberto Pimenta, Filipe Abranches, Mariana Viegas, Marília Maria Mira, Pedro Cabral Santo, Budha, Miguel Soares, Rui Silva, Luís Lázaro, Mrs. Pratta, Nuno Luz, Pedro Amaral, Hugo Barbosa, Céu Guarda, TóTrips, Carolina Vasconcelos e Carlos Roque. Poemas de Tiago Gomes, Adília Lopes e Gonçalo Albuquerque. Banda-desenhada de Ana Cortesão e de Rui Rasquinho “El Jéco”. Textos de Cláudia Galhós “Fotos a sangue frio”; Sarah Adamopoulos “Segura-me que eu vou-me a ele”; António Pocinho “LSD”; Fernando Guerreiro “A arte dos paparazzi” e “Subúrbia”; Patrícia Brito “Prólogo da inquietação”, “Inquietação do caraças” e “É só inquietação, inquietação, inquietação”; António Oliveira “Lady Paparazzo”; A. Da Silva O. “Corações de Manteiga”; Milagre “A Múmia”; António Delírio “Epístola da espera”; Rui Pedro “De Portugal”; João Rosas “Gente/People: Work in Progress, take one”.


Bíblia #5, Novembro de 1997, 70 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,5cm. Lisboa.

Bíblia #6
Tiago Gomes dedica o editorial a um conjunto diverso de colaboradores, com um agradecimento a Alexandre Estrela que recolheu trabalhos de artistas residentes em NY; o texto trilingue em português, espanhol e inglês. Este número inclui : Projectos gráficos e fotografias de Adam Fuss “Untitled photogram”; Craig Smith “International Arts Desire”; Wade Guyton; Edgar Massul; Aleksandra Mir (in performance with Neil Young); João Vinagre; Paulo Mendes “Carte du Monde Politique”; “ Ill Comunication” uma colaboração entre Pedro Cabral Santo, Carlos Roque e Barbara Says; Paulo Abreu “Super 8 pills” e “Super 8 Stills 1991”; Johan Grimonprez “ Dial h–i-s-t-o-r-y”; Toby Maclennan; Josephine Meckseper; Ana Cortesão “Pet Lovers”; Helen Rousakis “untitled (garlic I, II, III)”; Pepe Murciego “Caperucita y yo (proyecto de tatuaje)”; Yutaka Sone “Birthday Party”; Cezary Bodzianovski “Satisfaction (1995)”; Piotr Ukalansky; Marcos Rosales; Eugenia Azavantinov; Alix Stewart Lambert; Bryan Crockett “ swine/hound”; Angie Eng “ Passway (1998)”; Yumi Shimiz; Louise Diedrich; Rafael Teles “As aventuras de Capitão Lodo”; The Pool; Sam Durant “Simpaty for the devil from the plumer”; Pitchu “desastres”; Jesse Bransford detalhes dos desenhos “Mirror, Mirror” (1996) e “ Gestalt n.3” (1997); Derek Zeitel “N. 1 from eternal buzz” e “ N.3 from eternal buzz”; Catherine Chalmers; Andy Collins; Jerry Phillips; Paulo Costa Domingues & Rui Baião “Lygia Wilrijk”; João Fonte Santa “Esquizofrenia”; Tó Trips & Patrícia Almeida “This is not America”; Floating Point Unit e Vlasta Volcano “FPU”; Jorge Queiroz; Ana Salazar “ Karla Fay Tucker” (1998); Carolina Vasconcelos; Pedro Amaral “Human Burger”; Julien La Verdiere; Alexandre Estrela “First drawing made by computer”; António Muntadas; Nuno Luz; Scott Harrisson; Carlos Gomes; Dirk Westphal; Elsa Guimarães “ Superneca”; Rodrigo Vilhena “Alfa world”; imagem do verso da capa por Rob Hart, Jim Wines e Pat Deguira. Bandas-desenhadas de Grennan & Sperandio “Excerpt from Crime Story”; Marcos Farrajota “Pin-Ups das minhas T-shirts”. Textos e poemas de Tiago Gomes “Vers”, “Clean” e “Le poete et la coquette” ; A. Dasilva O. “O bom psicopata em férias”; Adília Lopes “Em Sarajevo”; Rafael Dionísio; Patrícia Brito “ Cosmonovela em dois capítulos: O Vírus que veio do espaço” com imagem de Rui Vasco Garrido; Marília Mira “2020 was so long ago”; José Márcio Silva “América(s)”; Fernando Guerreiro “postais rasgados: crinolina”; Scott Carpenter “text for Bíblia (1998)”; Elke Lehmann “4(to)5”; Sergei Grulosbjo “Esta máquina de escrever (...)”; Fernando Aguiar “C’um escafandro”; Rui Pedro “ U.S.A. a Bíblia”; Gilberto de Lascariz “The 7th satanic statement of the art”; António Pocinho “C:iberpoema”; Valter Hugo Mãe “Evangelho poético para Bíblia periódica”; Hugo Barbosa “HB: NYC-MEMO (...)”; “Sexual Healing” de Sarah Adamopoulos com imagem de Margarida Fonseca; Alexandre Crespo “Imprecisão por definição”; Teste de conhecimentos “América Mental” por Miguel Clara Vasconcelos.

Bíblia #6, Novembro de 1997, 70 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,5cm. Lisboa.

Bíblia #7
Este volume da Bíblia caracteriza-se pelo grande número de contribuições de artistas espanhóis. O design ficou a cargo de Rui Garrido.
São publicados projectos gráficos e imagens de Paulo Abreu “Sande man”; Gustavo Sumpta “III Guerra Angolana |1999|; Pepe Murciego “ España – Mapa Politico”; Eugenia Azavantinov; Tó Trips e Patrícia Almeida “O Grande Mirone - Festival de vídeo lá em casa”; Rui Garrido “ Perfect cage for a deade dog”; Duarte Araújo e Rómulo Gonçalves “Por essa noite fora”; Pedro Cabral Santo “My world is my oyster”; Stefano Zattera “Sado Maso Family”; Alberto March “ El território no reconoce el alma”; Juan Domingo “El ñino de jirones pegados”; Isabel Meseguer “Volverse”; Chema Lopez “Fernando Machado António Pessoa”; Xavi Monsalvatje; Lúcia Berti “Relaciona con Lógica” e “Una solucion Posible”; Miguel Molina “Masstriberia”; Ferran Huguet “Peninsulares”; Olga Freixes; Pistolo Eliza “?Península Ibérica?”; Miguel Angel Jimenez “Role playing do it”; Lúcia Marrades “Península”; Óscar Mora; António José Lopes; João Cracel “Design?”; Rodrigo Vilhena “Estados Alterados”; Tó Trips “O Excesso de Rock’n’roll pode prejudicar gravemente a saúde”.
Com banda desenhada de Stefano Zattera “The Zombie Family: no dinner for Jonny Boy”; Luís Trigo Sousa “Money doesn’t matter tonight”; Dast “It’s only a game”; Guitián “Dr. Auteur”, Rui Rasquinho “El Jéco” e “Sub-Jéco”.
Textos e poemas de Patrícia Brito “O vírus que veio do espaço (2.ª parte); A. Dasilva O. “Garcia Lorca Hotel”, Fernando Aguiar “Pessoal (terceiro)” e “O Linga. O Falo”; Rita Taborda Duarte “Despedida I”, “Despedida II” e “Despedida III”; Miguel Clara Vasconcelos ”Herói do Acaso”; Rui Pedro “1999, Primeiro ano do futuro – e o L.S.V. continua”; Tiago Gomes “Cogito ergo sum ou sexy Descartes”, Padrão dos Comportamentos”, “O que é que tocas, meu?” e “Lisboa vai ela”; Almeida e Sousa “Mostrengos”; Nilo Casares “Purgatori II”; Carlos Leite ; Adília Lopes “O Chão Optimista” e “O chão pessimista”, “Azulejos”, "D. Sebastião e Mariana Alcoforado” e “Frágil”. O verso da capa foi desenhado por Stefano Zattera e o verso da contra-capa por Alberto Cinza “Yakuza Woman Child”.
Bíblia #7, Março de 1999, 76 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20,2x26cm. Lisboa.

Bíblia #8
O editorial refere que este número lançado em simultâneo com o número 9, “o irmão gémeo”. O design gráfico de ambas ficou a cargo de White Water Design (João Cracel e Vanessa Ribeiro), conferindo bastante coerência às edições.
Este número da Bíblia inclui: projectos gráficos e imagens de Edgar Massul “O Projecto fome: Nações Unidas”; Miguel Carrilho, Lijia Kolovrat, fotos carnavalescas de Rita Magalhães Barros, Ricardo Milne com “Devine, amazing story of the future”, Paulo Abreu “ New York, New York” (vídeo stills), “Universidade Clónica de Lisboa”, Miguel Bernardo com “It’s now or never!”, Raul Galvez; White Water Design “O Tempo ainda não Terminou”; Eugenia Aravantinov, Paulo Carmo, Rafael Gouveia com “Power is fun”, Playing Beauty, Rui Pinheiro, várias imagens de Lulu Lolo como “The adventures of Insect Exótica Lulu Lolo” e “Chapter one: it all began with a bite on the neck”; Dast.
Na banda desenhada, temos “Censurado” de António José Lopes e Stefano Zattara com “Convict’s Paradise – Good night Nagasaki Doll” e a fechar “El Kiko impermeabile el Jéco impossible” de Rui Rasquinho.
Como é habitual, são publicados vários textos e poemas como "Snob" de Fernando Guerreiro, “O Mundo agora” e “Danças” de M. Parissy, os poemas “Estilhaços” e “Scanner” de Carlos Leite,  vários textos curtos de José Luís Peixoto como “Traição”, “Mau Tempo”, “Maternidade” e “Miau”, Tiago Gomes “Xuto literário”, três poemas “sem título”, “A orquestra desafinada”, “Bairro Velho” e “Le poete et la Coquette”, um brutal texto de Alberto Cinza “Amo”, assombrado pelo Sr. Gira e ansiando pelo anjo Cassiel; Fernando Guerreiro “Telefone por Telefone”; António S. Oliveira e A. Da Silva O. “O anjo finissecular” e “It’s a Sony”; Nuno Rebocho; Gilberto Gouveia “O homem cortado aos pedaços durante uma operação”; Miguel Moore Matos “Este ano houve batalha campal” e “Deo Gratias em Tons Romanos”. Teste americano com 14 perguntas, “Descubra o fascista que há em si” por Rafael Dionísio.
Bíblia #8, Março de 2000, 68 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #9
A nona edição da Bíblia é feita a meias entre colaboradores portugueses e holandeses. O design da revista ficou a cargo de White Water Design (João Cracel e Vanessa Ribeiro). A foto da capa é de Yves dos Santos.
Este número inclui projectos gráficos e fotografias de Evren Tekinoktay; Nanda Smits; Ellen Southern “Impromptu with lampshade and jetty”; Edwin Zwakman “Fly-overI” e “Fly over II”; Ana S.; Henni Van Beeh “Genuine fiction”, “Midnight walkers a city Sleepers”, “Youthquake!”, “Multiplicity” e “Doel Zonder Dorzaab”; Jean Bernard Koeman; Petra Morenzi “Z.T.”; Yael Davids “Chair”;  White Water Design; Rui Pinheiro; Joris Browers “If I may add”, “
Colaborações de Fernando Guerreiro, Carlos Luís Bessa, Hã Tóino Delírio, Ana Brainstorm, Pedro Malaquias, André Carrilho, George Moormann, Fernando Aguiar, Paulo Condessa, Pedro Cabral, Rui Pedro, Carolina Vasconcelos, Miguel Bernardo. Banda desenhada de André Carrilho com “Lembras-te de mim? É tão bom estar contigo outra vez”; João Chambel, Stefano Zattera, Dast e Rui Rasquinho. 
Bíblia #9, Março de 2000, 70 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,5cm. Lisboa.

Bíblia #10
Neste novo fascículo, a Bíblia conta com a participação de artistas oriundos de 10 países diferentes, demonstrando um ímpeto de internacionalização da revista.
Predominam os projectos artísticos de base fotográfica e gráfica em página dupla. Há alguns ensaios: "As Imagens Mutantes" de Fernando Guerreiro e "Cibercultura: Pressupostos e Promessas" de Gonçalo Furtado. Textos mais ou menos poéticos e experimentais de Fernando Aguiar, Manuel Angel Castro, Nuno Garcia Lopes, Jannah Loontjens e de Tiago Gomes.
Participam neste número: Evren Tekinoktay, James Mason, Federico D'Orazio, Justin Van Duurling, Rui Carvalho, Jan Rothuizen, Raul Albuquerque, Angelo Ferreira de Sousa, Ricardo Milne-Show, Atousah Bandeh, Tânia Carvalho, Eugénia Aravantinov, Ana S., M. Moore M./Luís Salzedas, Jon Den Brok, Miguel Carrilho, Pedro Lagoa e Antonio Gómez.
Bíblia #10, Novembro de 2000, 68 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,5cm. Lisboa.

Bíblia #11
O editorial menciona uma “mega exposição retrospectiva da Bíblia em Cacilhas no Ponto de Encontro, de David Bartex”. O design gráfico deste número foi da responsabilidade de Humbi.
Projectos gráficos e fotografias de David Bartex; José Mário Silva “Perigo de explosão”; Rachel Bacon; Carlos Monteiro; Jan Rothuizen; Lulu Lolo; Ana Galo “Princípio da Interacção e Função Giroscópica”; António Gomez; duas excelentes fotos de James Mason; Justin van Duurling; Pitchu; Robson Oliveira & Meire Vieira “Mulheres Indecifráveis”; Joel de Lisboa “Depois do leite, arroz e farinha, vimos pedir-lhe a massa”; Pedro Zamith “Give me back my fucking Money”; Federico d’Orazio; Humbi; José Carlos Garcia.
Bandas desenhadas de Luís Lázaro “What should I do”; Sara Lucas, Teresa Câmara Pestana com “Everybodies on drugs” baseada em Robert Mitchell e Dast “Love, sex and food”.
Textos e poemas de Fernando Guerreiro “Postais Rasgados: Celulóide”; vários pequenos poemas de Tiago Gomes; Rui Carlos Souto “Dancer in the Dark” e “A Sebastião Alba”; Miguel Clara Vasconcelos “Pó de Talgo”; Carlos Luís Bessa “Papel Cinzento”.
Bíblia #11, 2001, 60 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,5cm. Lisboa.

Bíblia #12
Este número tem capa dupla e não tem editorial. O design gráfico foi da responsabilidade de "Múltiplas Dimensões". São incluídas diversas páginas com publicidade a exposições e eventos, como “Modos Afirmativos e Declinações” no Museu de Évora, “ Sparring Partners vs Tone Scientists” em Coimbra, IV Beja Alternativa, XLIX Biennale di Venezia, com representação portuguesa a cargo de João Penalva, bem como a novas edições discográficas.
Projectos gráficos de José Budha, Paulo Carmo, Trigo Sousa, Miguel Moore “London>Travelogue”,  António José Lopes “When Music becomes poetry read it with Your Ears”, Lisboa Capital do Nada, João Pinto com duas páginas repletas de fotos da banda REF em Março de 1993, Edgar Massul “Street entertainers”, Jos den Brock, Ângelo Ferreira de Sousa, Joel de Lisboa “Desiste da Literatura”, Selinta Howing ”Playing Beauty with Agencia”, Zapum, Carlos Luís Bessa “Papel Cinzento” e Jan Rothuizen “It’s easier to do better when there’s an audience”
Bandas desenhadas de João Chambel, Teresa Câmara Pestana “Na vida como no poker” e Pedro Zamith,
Textos e poemas de Fernando Aguiar “O Kant(o) de Pound”, Nuno Moura “Letras para Dance Music”; José Emílio Nelson “Em Três Actos”, Mário Galego “As Crianças”, Miguel Clara Vasconcelos, Braçalano Graça “Música Negra – nota sobre a sociologia musical”; Rui Pedro “Música é o que fazemos em Portugal”; Jorge Mantas “SenSurround, membrana_sonora_envolvente”; António Silva Oliveira “Dança do Quinto Caralho”; Augusto Oliveira Mendes “Aracnismos”; Fernando Guerreiro “Os Poemas de Genebra”, “Postais Rasgados”; Luís Chafes “É isto Desejo que Chegue?”
Bíblia #12, 2001, 68 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20,5x26,2cm. Lisboa.

Bíblia #13
O grafismo de Tó Trips (Mackintóxico) projectou uma edição com capa dupla (não há frente nem verso) e cuja leitura se inverte no centro do miolo. Também tem dois editorais.
Textos de Fernando Guerreiro “Miúdos-Postais Rasgados”; Rui Pedro “Sermão - pensar no futuro é o único futuro que nos resta”; Miguel Clara Vasconcelos “Trabalho na Fronteira”; José Luís Peixoto “Monólogo do adolescente que fumou um charro e quase saltou de um terceiro andar”; Fernando Aguiar “Sonho de uma noite de verão”, “Outono Bizarro” e “imponderabilidade”; Poemas de Manuel de Freitas “O Futuro é já aqui - Uma tese para a filosofia da escória”; Adília Lopes “Pai, Papão, Papa, Papá”, Antes de Tudo” e “Hector Malot”; António S. Oliveira “Canto Revolucionário”; Tiago Gomes; Rafael Gouveia “Reflexo da Meseta, ao Longe” e “On the Train do A’dar”, Luís Chaves “Cidade”, “Luz”, “Marmeleiro” e “Dançamos”.
Fotografias de Nuno Cera, Jan Rothuizen, Luísa Ferreira, Mariana Viegas “The DJ in God”, Jan Rothuizen “Super Mother Fucker”, Patrícia Almeida, Luís Ferreira.
Projectos gráficos de Juan Domingo “...y a los anos todos calvos”, Ana de Almeida em colaboração com Sónia Ferreira, Luís Chaves, Ben Lawley, Xavier Montsalvatge, Luís Lázaro “Dirty Jobs”, Edgar Massul “New York City 2006”, Fernando Ribeiro em colaboração com Luís Salgado “Paisagem Medieval in cold blood”, Miguel Moore Matos, Budha “Stillartvideo videopoetry”, Jan Rothuizen (imagens das torres gémeas em N.Y.).
Na banda desenhada publicam-se trabalhos de Teresa Câmara Pestana “The Cosmic Slag unplugged”, Silvain Gerrand, André Brinco e desenhos de Pedro Zamith.
Publicidade de Amor com Amor se paga para uma t-shirt com a inscrição “Eu não leio o Pacheco Pereira”. Cópia do certificado atribuído a Tiago Gomes pelo 1º Festival Internacional d’Investigatió Artística de València – Observatori 2000 – com o título universal de artista. Anúncio dos artistas seleccionados pelo concurso Jovens Criadores 2001, encontramos o nome de Carlos Bunga, Catarina Campino, Maria do Mar Fazenda, entre outros.
Bíblia #13, Novembro de 2001, 68 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,2cm. Lisboa.

Bíblia #14
Amor e Liberdade são os temas a que dedica este número da Bíblia. Tiago Gomes refere “a falta de apoios que se faz sentir no actual panorama editorial português.”
Este número inclui projectos gráficos e fotografias de Cid “Portugal é intestino onde vai parar o que o cérebro não consegue digerir” e “Opinião: Liberdade” com imagem de Ben Lawley “Desertstorm”, Sociedade Lomográfica, Sara Lucas “E Depois Pensei”, Luís Chaves “procurar num emaranhado de códigos o samor (...)”; Fernando Aguiar “Fefenta e nofe,1976” e “Eclipse, 1977”; Rui Santos “I like Chinese People”, “I Love China Girl”, “I like Chinese on TV” e “I Hate Chinese on Tibete”; Sara Menitra “Hoje o meu amor adivinhou a cor dos meus olhos – o Pantone 546”; Rui Pinheiro “outra e outra”; Nuno Cintrão “Amor contra liberdade” e “Love Dolls”; Carlos Monteiro “Cupido”; Pepe Murciego “Partitura de acción. Sin artistas, fronteras”; Daniel Barroca; Wapiwa@yahoo.com.br; António Olaio “National Geographic”; Pedro Amaral “Love Addiction”; Ângelo Ferreira Sousa “Nuku tostada”.
Bandas desenhadas de Joana Miguel e de Filipe Avilez.
Textos e poemas de Rui Pedro “A liberdade ou como proibir o proibido”, Gimba “Subúrbio”; Serguei Grulosbjo “Da Dor de Sangue uma Voz”; texto de Alberto Cinza acompanhado por uma imagem de Ana Luna; Jorge Mantas “7 Hz” excerto modificado do ensaio “Soundgeist”; Almeida e Sousa “Luz de Tavira 2001”, Miguel Cruz “Hoje”; Rui Carlos Souto “Poemas do Escurecer”, “Breves Alucinações” e “Peixes no Mediterrâneo”; Manuel de Freitas “Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen (BWV12)” e “Ode à noite(inteira)”; Ana Luna “Saída de Cena”; Emília Zá “Venho do Lado do Mar”; Jorge P. Pires; Tiago Gomes “amor não dinheiro”; Amuhar Auluhar “O Black a Loira o Kota e o Mercedes benz”; Paul Buck escrito com Lush Life (Steeplechase 1978); Lurdes Júdice “A contabilidade do coração”, “The more you ignore me (...)” e “A utilidade das lágrimas” com ilustração de Luís Manuel Gaspar; António Garção “Qualquer coisa”, “Amor vs liberdade” acompanhado por fotografias de André Brinco.
Teste americano com o título “Que tipos de amor já sentiu?” de Luís Chaves com o contributo de Nuno Viegas e Raquel Castro.
Bíblia #14, Março de 2002, 68 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,5cm. Lisboa.

Bíblia #15
Este número não tem editorial de Tiago Gomes e o design da revista ficou a cargo de Benn Sena. Projectos gráficos e fotografias de Simone Donati “Falling” e “The look of GAP”; Dasein; Rita Gomes; Gael Cornier com “Mármore 1 e 2”; Lucas Richards; David Kuenzi; Pedro Faro; Hillary Bullock; Catarina H. F. Pereira; Nathan Osgood; Casual Multitrack Consortium; Brian Pusey “It takes a monster to beat a computer” e “You can’t get to space without a spaceship”; Elisabeth Hoeckel “Try and pretend our game was real”; Daniel Heimbinder; Randy Albright; Carlos Correia “uma pintura é uma pintura é uma pintura (...)”; Benn Sena “Filthy first timer” e “it’s love África”; Yves Schaum.
Textos e poemas de Pedro Sena Lino “Sobre Magnificat, de Bach”, “O dia nunca” e “Marcial, Teologia do Corpo”; Jhon Denver; Cnn com um trepidante “Pó Star”. Publicidade ao concurso jovens criadores 2002 e respectiva lista de candidatos seleccionados.
Bíblia #15, Fevereiro de 2003, 46 págs, offset a preto & branco, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #16
Este número apresenta um arranjo gráfico bastante limpo e clássico, da responsabilidade de Luísa Santos. O índice está dividido em três temas: dança, viagens e livre. No interior, encontramos trabalhos gráficos e fotografias de Fernando Aguiar, Luís Chaves e Luís Salzedas “Vou ali, já venho”, Joel de Lisboa, Miguel Yeco “As viagens astrais de F.P.”, António José Lopes “Mão” com citação de "Understanding Media" de M. McLuhan; Paulo Scavullo “Almost Famous”; Almeida & Sousa (poemas e colagens) e ilustrações de Mimi. Na banda desenhada temos António José Lopes com “Madness TV”.
Textos e poemas de Amadeu Baptista “Ron Carter, Dança para Contrabaixo” (com ilustração de Mimi) e “as coisas e os lugares”; Ana Luna “Dança dos Pombos”, “...Sento-me no patamar desta janela (...)” e “Palcus”; Vários poemas de Lurdes Júdice, acompanhados de ilustrações de Luís Manuel Gaspar; “Raízes nos passos”, “Perder a sombra”, “Pressa de não chegar”, “Páginas escritas a branco”, “Como agora” e “Um cão fiel”; Rui Pedro “Nesta Bíblia o sermão não esgota ou L.S.V. – a grande viagem”; Jaime Freire “Space Opera”; António S. Oliveira “Como subir ao céu”; Rui Carlos Souto “Sítios sem sombra” e “a sombra das gaivotas”; Fernando Aguiar “Expressões e Liberdades”, “Raio de Coisas” e “Outro Olhar”; A. Dasilva O. “a um jovem poeta”; José Emílio Nelson “ameaçando vivendo”; Miguel Yeco “”Saisi (2)”, poema escrito em francês; Paul Buck “Himself” e “Technique”; Ana Horta “Penso a lama da terra”; Pedro Sena Lino “Biogeografia, o Dia Nunca”; Nicola Saião “o que os olhos nos dão”.
Bíblia #16, Fevereiro de 2003, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #17

Este número não tem editorial e inclui : Projectos gráficos e fotografias de Fernando Aguiar “Que se lixem os homens de boa vontade” e um conjunto de colagens sem título; João Pimenta “King Kreeolleene”; Paulo Abreu “Worst nightmare class”; Tó Trips “The Tysons”; Gael Cornier “A selection of photos of the former prison of Valparaíso, Chile”; Jan Rothuizen “I have AIDS! No place to sleep and I’m hungry! Please help!”; Rui Romão; Sónia Ferreira “Wish you were here”; Rafael Gouveia “The gun club fanzine”; Fernando Guerreiro “The Face, shock and awe”; Pedro Kastro Banda-Desenhada de Rosário Sousa “Série Negra”; António José Lopes “They live, we die”; Teresa Câmara Pestana “Hippies de 2000”; Textos e poemas de Danylo Americano “Amor Pop”; Fernando Aguiar “A Vingança serve-se fria” e “Acção e fulminantes”; António Pedro Ribeiro “Rua”, “Like a rolling stone” e “Salon”; Paul Buck “Fissures”, “Pleasures of the city”, “Passage” e “Pleasures”; Rui Carlos Souto “O verão bebe”; Lurdes Júdice “Bichos” (A varejeira, Um cão, Peixes de prata, Como um morcego, Carreiro de formigas, Aranha negra); Luís Chaves “Choque e pavor”; Almeida e Sousa; A. daSilva O. “O bom psicopata no palco de guerra” acompanhado por imagens de Nuno Olim; Rui Pedro “Carta ao Ex.mo Sr. Busch”.

Bíblia #17, Fevereiro de 2004, 46 págs, offset a preto & branco, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #18
O editorial, intitulado “Ainda cá estamos!”, constata a dificuldade em produzir a Bíblia com regularidade devido à falta de apoios, principalmente os institucionais. Refere e explica que este número é gémeo da Bíblia #19. São apresentado projectos gráficos e fotografias de Pupugrafik “cool us football” e “no coment”; Nico & Kevin; Jacques Prévert “Não sonhem”; Pilar Mayorgas “Lolita” e “Hardlook” e Susana Chiocca “Sentidos”.
É também publicada a banda desenhada “The last waltz” de António José Lopes e ilustrações de Teresa Cavalheiro.
Textos e poemas de Fernando Aguiar “Morte Canina”, “Radicais Desportivos” e “ri-te vaca”; Rodolfo Franco “Autorretrato” e “Aclaraciones” Jorge Mantas publica excelente ensaio “O Canto da Sereia”, sobre música noise e experimental e a necessidade premente de um terceiro ouvido!! A finalizar o texto, apresentad8 a sugestão de uma "discotheque bruitiste"; M. Parissy “Outra Fronteira”, “Os Cavalos”, Nevoeiro” e “Fogo”; Carlos Carrilhas “América nome de morte (Bin Laden Remix)”; António Orihuela “Queda la Música”. Algumas páginas não contêm menção ao autor.
Bíblia #18, Fevereiro de 2004, 52 págs, offset a preto & branco, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #19
O editorial da Bíblia celebra os 20 números da revista em 7 anos de existência. O número 19 inclui projectos gráficos e imagens de Sara Bizarro “Alarm”; António Bernardo; Daniel Neves; Ana Francisco “Atenção: isto não parece um projecto de arquitectura” (texto e imagem); Dead Combo “In Portugal some people in the music business dont believe in God!”; Rogério Lip “Desabriguei o nó (...)”, Clemente Padin; Pedro Reis “a tribute to Chasey Lain”; Nuno Brandão “Scotch whisky”.
São também publicados diversos textos e poemas de Tiago Gomes; Fernando Aguiar “A minhoca da avó”; Amadeu Baptista “as coisas e os lugares”; Luís Chaves “Diálogos incompletos”; António S. Oliveira “Territórios ocupados”; Paul Buck “Passion” e “Gallery”; Fernando Guerreiro “Wuthering winds - Autoretrato 1798”; Nuno Barbosa Pereira “Pena e Pedra” e “Sr. Corazón Oscuro”; António Orihuela “Miedo a tener más miedo” e “Aguinaldo”; Cláudia Pinto (texto e imagem).
O design gráfico deste número foi da responsabilidade de Daniel Neves, predominando os tons de cinzento, as sobreposições e os tipos de letra do género dactilografado e manuscrito.
Bíblia #19, Fevereiro de 2004, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20,5x29,2cm. Lisboa.

Bíblia #20
Este número da Bíblia é bilingue, com textos em português e espanhol, agregando autores de ambos os países ibéricos, tendo a revista recebido o apoio do Ayuntamiento de Tarifa. A maior parte dos textos foi traduzido por Monseñor Santa Maria. O design gráfico ficou sob a responsabilidade de Débora e Inês Arnêdo. A problemática das migrações é transversal a vários trabalhos publicados neste número.
Este número inclui projectos gráficos e imagens de: Allard Van Hoorn “Occupied - public spaces, Tokyo, NYC & Amsterdam”; Adriana Matilde Vidal “El êxodo Argentino”; Santo File “Borderhack”; Brenda Campos “The ones without a name”; Brian de Levie; Fernando Llanos; Daniel Garcia Andújar “Gibraltar desde el Monte Djebel Musa, Marruecos”; Clemente Padin “Sudaca/sans papier, utopia, indocumented”; Dante Smirnoff “hic sunt serpentes”; Óscar Sanchez “Arturo Pérez Reverte y Los Tigres del Nort”; Raul Ferrera “Esquinas rodantes”; Isabel Aranda “Start your own holy war”; José Luís Tirado “Vanitas”.
Há também textos e poemas de Carlos de Oliveira “Salto em Altura”e “Odas”; David González “História de Espanha” e “Os Homens do Saco”; Abraham Gragera “Sexo Surdo”; António Gómez “Tautograma com patera”; Juan Carlos Abril “Terra d’ombra bruciata”; Ángel Campos Pámpano; Jordi Doce “Agosto” e “Praia do sul”; Manuel Moya “Península de Tarik” e “Sul”; Patrícia Badani “Where are you from?”; Juan Vicente Piqueras “Camelos”; Luís Bravo “Ceca”; Umberto Stabile “Jack Kerouac, Pocahontas e eu”; António Orihuela “a azinheira”; Daniel Gonzalez Dueñas “Ladeiras”; Juan António Bernier “Voar profundo”; Rafael Espejo “Madriguera”; José Manuel Mariscal “micro-conto”; José Luís Peixoto texto sem título e “Poética”; Elena Medel; Gaia Danese “Op art”; Lara Cantizani “Como uma bala de prata na recâmara” e “Romantismo de mini-saia”.
Bíblia #20, Julho de 2004, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,5cm. Lisboa.

Bíblia #21
Este número da Bíblia não tem editorial e o design gráfico foi de Débora e Inês Arnêdo. inclui : Projectos gráficos e imagens de Choli, Oscar Mora “El accidente de la quincena”; Sónia Sousa; Ângelo Ferreira de Sousa “Where is Bill Laden?”, “Where is Bin Gates?”; Carlos Coelho “Boogieman scaring children since 1983”, “Evil Empire” e “Give the finger to war in Iraq”; Clara Barbacini "Panic Control"; Sérgio Monteiro de Almeida “Pax Vobis”; Valdemar Dória; Theodore Fraenckel. Banda-desenhada de Davide Catania “Polar”. Textos e poemas de Luc Demeuleneire “Triple Fractura Sensorial”; Hélio Gabalo “pequena história”; Fernando Aguiar “É Sempre tarde demais” e “O pedestal”; Fernando Guerreiro “Submundo”, “Colorado”, “Telefones Brancos” e “Calcedónia”; Ana Francisco “São Domingos” e “Esclarecimento”; Miguel Sá Marques “Nó Cego”; Fernando Saraiva “Haver-se”; Miguel Clara Vasconcelos “Cinco Dedos”; Verónica da Costa “A Síncope da Letrimagem”.
Bíblia #21, Fevereiro de 2005, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,5cm. Lisboa.

Bíblia #22
O design gráfico desta edição foi de newPope e na capa apresenta imagens de "dualband sessions" de Edgar Massul e Hugo Barbosa.
No interior, são publicados projectos gráficos e imagens de Carlos Coelho; “Love” de Chema López, Fernando Aguiar “O Poder dá Tesão”; Giovani Servini; Isidoro Augusto; UIU; Teresa Cavalheiro; Sérgio Monteiro de Almeida; Aya Melaya; Tiago Santos; António Gómez “pesetas”, “Marzo 1980-Abril 1981”, “Cato privado de caza” e outros trabalhos sem título; Seth Fisher; Textos e poemas de Alexandre Andrade “Pássaros na cidade”; Frederique de Gravelaine; Ana Nolasco “Sobre o teu falo”; Fernando Aguiar “O (en)canto da sereia”; António Orihuela; Tiago Araújo “A Máquina de Muybridge”; Nicolau Saião “Três Poemas”.  Há também várias páginas dedicadas à divulgação do Museu Vostell, situado em Malpartida de Cáceres, Espanha.
Bíblia #22, 2005, 48 págs, offset a preto & branco; capa azul, 19,8x25,8cm. Lisboa.

Bíblia #23
Este número da Bíblia é dedicado ao problema do HIV/SIDA, sendo esta temática abordada por diversos autores nas áreas da ilustração, design, banda desenhada, fotografia e escrita. Contou com o apoio da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida e da Fundação Oriente.
Na concepção da capa e verso, foi utilizado um desenho de Diogo Machado e o design gráfico da revista ficou a cargo de Sara Montano.
Projectos gráficos e imagens de Almeida e Sousa, António Gómez “La muerte puso huevos en la herida” (homenagem a Lorca), Teresa Cavalheiro, Jimi Borgue “La bête” e “Can I?” e outros trabalhos sem título; Artemio Iglesias, Leonel Moura, Hugo Passarinho “Ban-Aids”, Aranha “This is generation”; Lilite Martins; Simone Marques; Monserrat Moliner & Jaume Fabres “Pontos de Vista e o teu?”; Cláudio Parentela; Benedita Feijó; Diana Waldschrek; Luís Filipe Santos com o projecto researcher.com; Pipigrafiek “Fucking sex”; Nuno Valério “Sui-sida”, João Bucho “Game Over”; Popa; Rui Pedro e Sara Montano “sidÁfrica” (texto e imagem).
Alexandra Afonso apresenta fotografia de cartaz sobre sida em África; Sara Montano montagem a partir de painéis sobre sida em África; Goma; Paulo Arraiano Faz o teste”; Sandra Gomes “Faça o teste do VIH/sida”; Sérgio Monteiro de Almeida; António José Lopes e Isidoro Augusto “Ceci n’est pas un préservatif”; Mandrágora (Galerie 23); Hugo Passarinho “How about a safe fuck?”.
Bandas-desenhadas de Kijasti “The most dangerous species in the world”, Sean Mackaoui “Número Genosida”.
Textos e poemas de David González “Septiembre”, “Enfermedades”, Miguel Sá Marques “Primeiro poema”; Ana Sofia Vila Maior; Fernando Aguiar “O destino e os desígnios”; José Lencastre “Ser ou não ser, eis a questão”.
Bíblia #23, Dezembro de 2005, 52 págs, offset a preto & branco; capa magenta, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #24
Número comemorativo do décimo aniversário da Bíblia e tendo sido lançado em simultâneo com a edição número 25. Interior da capa de Nuno Valério.
São publicados projectos gráficos e imagens de Cláudio Parentela; Paulo Pimenta “Enquanto Estamos acordados”; Rodolfo Franco “Prohibido Fijar Carteles”, “Americamerica(...)”; “Cosmos-Caos” e “História de Amor”; José Bruno Parrinha; André Beja; António Orihuela “El Império del Bien” (texto e imagem); Valdemar Dória; Nuno Valério; Jimi Borgue “À espera” e “Manipulando” entre outros desenhos sem título; Marthe Nagengast; Verónica Romitelli “La casa di Verónica”; Ana Nolasco; Sérgio Monteiro de Almeida “Tiffany & Co” e “Chanel”; Rodrigo Miragaia “L’Etranger” (texto e imagem).
Na banda desenhada são publicadas diversas pranchas de Pedro Murteira, mas em tamanho muito reduzido, diminuindo o impacto do trabalho.
Textos e poemas de Ana Francisco “São Domingos”; Fernando Aguiar “O pernilongo e o beija-flor” e “O céu de mão beijada”; Paul Buck “Viewpoint”; Rita Natálio “Marcas”; Tina Suárez Rojas “Waterloo”; David Gonzalez “El carrito de muñecas”, “La Llamada del sol”, “Ketamina” e “La imprenta”; Francisco Niebro “Al abeirar de la fala”; Gonçalo Morais “Atrium”, “Bello” e “Conto”; Susana Marques “Precisam-se visitantes: entrada gratuita para todos”; Sujeito.Quase “Seems to be a shadow over waters”; Héctor Arnau Salvador “!!Sur!! (enanas negros del,); Simone de Mello “Ruído”.
Bíblia #24, Abril de 2006, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #25
Edição comemorativa do décimo aniversário da Bíblia, com design a cargo de Elke De Klerk. A capa e interior da capa são de Marthe Nagengast. Projectos gráficos e imagens de António Gomez “Yo me lo guiso y yo me lo como”, “Caminar por caminar cansa” e “Poema para ser lanzado”; Cláudio Parentela com “Vulva Mater” (poesia visual e desenhos); Elke De Klerk; Emma Rendel; Meike Sloover; Isabelle Inghilleri; André Príncipe com alguns dos textos e fotografias mais interessantes; Andreia Costa; Jimi Borgue; Marcin Gajewski; César Reglero; Linda Van Der Vleuten; Júlio Dolbeth com diversas ilustrações; Isidoro Augusto; António José Lopes; Isabel Paiva “The big Apple”. Uma prancha de banda desenhada “Apesar de se chamar Gregório (...)” de Suécia93. Textos e poemas de Cláudia Pinto “Addversifying” e outro texto sem título; Fernando Aguiar “Ponto Final”, “Visões dum raio”, “Porca de Vida” e “Cara Metade”; Paulo Bernardino Ribeiro “Janela”; Sandra Guerreiro “Para quem colecciona gritos” e “No prelo um arpão de cegueira em rebento de flor”; Sujeito.quase “Registo”.
Bíblia #25, Abril de 2006, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #26

O editorial explica que este número da Bíblia é “dedicado a África e tem a participação de autores portugueses, santomenses, angolanos, brasileiros, nigerianos, tanzanianos, ganeses e espanhóis.” Projectos, desenhos e caricaturas de Cláudio Parentela; Sérgio Monteiro de Almeida; Ângelo Ferreira de Sousa “Mapa”; João Bucho “African Delegation”; Leonel Moura; Angel Lhosvanny e Tó Simões “A cidade tensa”; Paulo Pimenta “Falta água” e “Culto do corpo”; Popa“New Osama’s vídeo”; Masoud Kipanya Kijasti; Massoud Júnior; King Kinya; Micky Júnior; Fred Halla; Swava Harasymowicz “Strongman”; Godfried Donkor “Flash”, “African Vogue I” e “African VogueII”; Pamela Román Becerra “Chamanes Liviano” e “La locura”; Fernando Baena “Polizón”; Teresa Câmara Pestana “África: futuro post mortem?”; Serrado “Ruanda”; Gonçalo Mabunda “Cadeira”; Victor Ekpuk “Prisoner of conscience”; Ana Luíza Bouza da Costa; Paulo Fernandes; Manuel Almeida e Sousa; Joaquín Gómez. Textos e poemas de Rui Pedro “Áf, a rica, Áf, a pobre”; Marta Lança “A cidade tensa”; Nuno Moura “U2 VS Capitão África”; Paulo Bernardino Ribeiro “Chegam agora os ciganos para a apanha do tomate”; Fernando Aguiar “Traços de luz” e “A consciência do provérbio”; Simone de Mello “à Csínia”.


Bíblia #26, Abril de 2006, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #27

Este número não tem editorial. Projectos gráficos e imagens Saul Zanolari “Audrey Hepburn” e “Sophia Loren”; Luís Chaves “Workshop de apanha da azeitona (em ambiente rural)”; Ana Biscaia “Circotien”; Paulo Pimenta “Outono numa noite de Inverno”; António Orihuela; Cláudio Parentela; Tiago Baptista “Vivam todos aqueles que ajudaram e ajudam (...)”, “Pseudo Mundo, rock das trevas do amor”, “God knows” e “Não há”; Júlio Dolbeth; LinesLab; Prisca Martaguet “Y Femme”, “Container jour”, “Mouchoirs” e “Totale”; António Gómez; Nuno Valério “Wall of fame, Basura end”; Sérgio Monteiro de Almeida “Chopard” e “Mikimoto”; Joana Latka; Rámon Cruces “Mapa do tesouro”; Luís Lamelas e Filipe Von Geier “Cidade Luz”; José Blanco “Administracion de justicia”; André Beja. Bandas-desenhadas de Teresa Câmara Pestana “Ah! A clandestinidade seria hoje outra verdade (...)” e “Dias”; Luís Demano “El infierno no es para mi”. Textos e poemas de Anónimo “Pretérita, perfeita”; David Gonzales “La rutina de las motosierras” e “El rompeolas”; Simone de Mello “A alcance de um grito”; Anónimo; Hugo Torres “De assalto, killer ants”; Paulo Bernardino Ribeiro “Tenho levado a vida num triângulo equilátero”.

Bíblia #27, Abril de 2006, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #28

Este número não tem editorial. Textos e poemas de António Orihuela “Epílogo Veneciano”, “Los Violentos” e “Memoria del Cambio”; Balbina Prior “He coleccionado siempre amores”; Enrique Falcon “Vientres de Madrid y de Bagdad”; Gonçalo Morais “Partida”; Jorge Barco “A mi perro”; Lucas Elkoalapuesto “Lagrimación precoz”; Manuel Moya “Canción Tajo”; Marta López Luaces “Los arquitectos de lo imaginário”; quatro poemas de Marta Merino; Nicolau Saião “Relíquia (AIDS)”; Ruy Ventura “Fortaleza”; Sandrine Rotil-Tiefenbach “Que laisser à l’oubli”; Sujeito.Quase “Estado de Homenagem ao Poeta do Estado”; Susana Neves “Fumo às postas”; Tânia Saraiva “O eco de Fernando Pessoa na Arte Contemporânea Portuguesa – notas sobre o livro do desassossego”. Fotografias e projectos gráficos de Ana Rodrigues, Benedita Feijó, Cláudio Parentela, Clemente Padin “Poetry isn’t sufficient”, Gianluca Costantini “Benito”, Godfried Donkor, Ivo Valadares, Jorge Barco, Júlio Dolbeth, Pamela Del Cármen, Paulo Pimenta “Outono numa noite de Inverno”, Saul Zanolari, Sérgio Monteiro de Almeida, Swava Harasymowicz. Todas os conteúdos das páginas são impressos sobre um padrão desenhado que caracteriza este volume.

Bíblia #28, Abril de 2006, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #29

Este número não tem editorial. Projectos gráficos e imagens Júlia Paass “My personal top 5 excuses for not saving the world”, Daniela Donadei “Anagrams for Design recycling, 1086 found”; César Reglero “Woodstocks around the world”; Teresa Câmara Pestana “P.P.”; Rita Frazão “Antídoto”; Joana Bértholo “Once is not enough”; Jennie Rosberg, Jenny Brannigan e Alan Watkinson “Who owns the water you’re drinking?”; Íris Fussenegger “Treasure Chest”; Ana Vicente “Remember when there were trees?”; homovolans; Júlia Walter “The message is love. I am your future”; António Gómez; Susan Nash; Hanno Bennert; Sara Bizarro; Miguel Murta “The rich lie, the poor die”; Carmela Mayor; Marília Maria Mira; Júlio Fernandez; German Paez; Joaquim Gómez “El eco”; Carlos Llavata Gascón; Maria Imaginário; Benedita Feijó; Gael Cornier; Ankie de Groot; Hugo Passarinho; Javier Seco “Edita me exit”. Textos e poemas de Célia Gonçalves; Nuno Sacramento & Sam de Groot “Never bring it back”; Rui Pedro “Sermão adaptado de texto apócrifo (em papel reciclado)” e “Para a Bíblia (cada um tem a que merece)”; Hugo Torres; Ricardo Alegre; Mário Galego “a dança”, “a dança II” e “a dança III”; Mara Sé “O que são transgénicos”; Bruno A. “Habituer”; Raquel Castro “Para a definição de uma ecologia acústica (excerto da tese de mestrado subordinada ao mesmo tema)”; Carlos Alves “Tuning to ecologia”; Fernando Aguiar “Soneto ecológico (um projecto de poesia ambiental)”; Luís Carvalho “Morreu uma árvore na minha rua”; Enrique Falcón “Dos minutos antes”; Eladio Orta “Transexualidad de un rio en su desembocadura”; Pedro Jorge Pereira “A educação ambiental – o problema dos problemas”; António Orihuela “Como ser un buen ciudadano destruyendo el mundo”, “In girum imus nocte et consumimur igni”, “La revolución verde” e “Marea negra, bandera”; Fernando Ferreira “É hora de reflexão – o fim do mundo”. Os autores de algumas páginas não se encontram identificados.


Bíblia #29, Abril de 2006, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #30

Este número não tem editorial. Projectos gráficos e imagens de Ana Lúcia Nobre; Aurora Ribeiro “Titânica”; ½; Mara Castilho “Bósnia noiva” e Mara Castilho com Ana Fonseca “Tube Budapeste”; André Catarino; Cláudio Parentela; Guilhermo Aymerich “Xiao La Lin”; Carmela Mayor “Mar Adentro”; Sara Bizarro “Rocky”; Maria Nogueira “Cozinha”; AAAAAAA “Mah-Ler”; Tomás Correia da Silva “Casas brancas nos Açores”; Aline Karich “Cabezadura”; We the Knot “Flôr”; Luísa Jacinto “Crave”; Gael Cornier; Carlos Azeredo Mesquita “Ripped porn”. Bandas-desenhadas de Gianluca Constantini “Another Rússia”. Textos e poemas de Augustín Calvo Galán “El poeta en la batalla”; Miguel Sá Marques “Esperança celestial”, “Haiku” e “Sara (só de leitura)”; Luís Lucas Rodriguez “Fan-coil”; Luís Felício; Margarida Ferra; António Orihuela “Los violentos”, “Afinsa- Fórum Filatélico” e “El mal”; Mariana Goês; Catarina Cabral “Cruzamento de linhas”; Movimento Pró-romântico “1º Manifesto Pró-romântico”; Margarida Vale de Gato “Cat people”; Ausias Navarro “El hilo en” e “Muriendo dos pájaros de un tiro”; IDLC “Corazón gitano”, “Nice holidays in I scream Palm Beach”, “Volver a empezar” e “A montanha mágica”; Sylvia Beirute “Açúcar-matéria” e “Conoscenza”; Rui Pedro “Vírus, bactérias e outras minúsculas”; Carlos Alves “Brancos, tintos e objectos não identificados”; Tiago Costa Pereira; Fernando Aguiar “Odores primaveris”; Alexandre Sarrazola “O Senhor Policarpo”.

Bíblia #30, Abril de 2006, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #31

Excerto do editorial: “Há 18 anos o Tiago começou a fazer a Bíblia; o n.º 0 foi lançado no dia 24 de Abril de 1996 no Johnny Guitar, em Lisboa. (...) Este ano comemoram-se os 40 anos do 25 de Abril, importante data na nossa vida e na vida portuguesa a exigir celebração adequada. A Bíblia caracteriza-se por ser um projecto colaborativo. Sempre foi feita assim: da participação graciosa, da boa vontade e troca de ideias, do empenho de todos os que aceitam contribuir com uma imagem, um texto, o grafismo. Este número é especial pois queremos marcar os 40 anos do 25 de Abril quando Portugal está na crise mais profunda que conhecemos. A Bíblia sempre foi uma revista com preocupações sociais e políticas, e não podia deixar de reflectir o esforço de recuperação do nosso país. A Bíblia é um lugar de liberdade e criatividade. Damos de novo espaço à manifestação destes valores indispensáveis à vida civilizada.” Índice: - Tiago Gomes, 3 poemas: “O Gesto Amplo”, “O Ministério da Rádio” e Sem título. - André Lemos, Sem título - Alice Geirinhas, “25 de Abril” - Isabel Baraona, Sem título - Catarina Figueiredo Cardoso texto “Bíblia na Vanguarda, uma revista política” - Vitor Mácula, 25 de Abril 2014 - Pedro Vieira de Moura, “Pudesse eu desenhar com fumo” - Daniela Gomes, “Cravos” - Patrícia Guerra, sem título - Mattia Denisse, “Lérocrite, o descascador de nada” - João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, Sem título - Paulo Mendes, “Post Colonial singer” - Hugo Barbosa, “Bíblia14” - Luís Manuel Gaspar, “Cravo” - Mariana Viegas, Sem título - Inês Dias, “Aço Inoxidável” - José Emílio Nelson, 2 poemas políticos - Fernando Bilé, “O 25 de Abril” - André Catarino, Sem título - André Trindade, Sem título - GHOST (Patrícia Almeida e David-Alexandre Guéniot), duas imagens do projecto “A minha vida vai mudar” (2014) - João Pedro Cortes, Sem título - Pauliana Valente Pimentel, “Manequim, Lisboa, Chiado” - Paulo Scavullo, Sem título - Mara Castilho, “Portugal sem rosto” - Pedro Filipe Simões, “Portugal” - Pedro Cabral Santo, “2014-A Morte é uma Flor” (Paul Celan, in Poemas, 1998) - Sílvia Prudêncio, “25 de Abril” - José Oliveira, “Se me levarem as águias” e “Lápide, Lâmina, Hélice – Consonância”. - Homem do Saco, “Pacman d’après Marcelino Vespeira” - Paulo Abreu features Daltonic Brothers, cartazes de Abílio Matos e Silva sugeridos por Paulo Abreu - Edgar Massul, Sem título - Carla Cruz, “Diagrama para iniciar uma cooperativa Cruz-Studer”, Londre 2014” - Fernando Brízio, Sem título - Pedro Teixiera Neves, “Portugal SQP” - João Fonte Santa, “Abril” - Júlio Dolbeth, “2014” - Paulo Pimenta, “Projecto Troika 2” - Mário Caeiro, “Redacção sobre o 25 de Abril” - Rita Taborda Duarte, “Sobre Direitos e Privilégios ou uma certa raiva a crescer-nos nos dentes” e “Quando muito é um cachimbo” - Ivo Lima do Carmo, “Meditações sobre o bom tempo e o mau tempo” - António Orihuela, Poemas - Manuel de Freitas, “All Tomorrow’s Parties” - Tiago Baptista, Sem título - Ângelo Ferreira de Sousa, “Portugal 3” - João Pinto, Sem título - Céu Guarda, “Débris” - Luísa Ferreira, “Duarte B.R. na série Movimentos na Margem 1990” - A. da Silva O., “ O Terreno Negativo” - Sara Louise Tucker, “Zeca” - Teresa Câmara Pestana, Bíblia 1, 2, 3, 4 e “Esperança” - Rui Rasquinho, “When I am King You Will Be First Against the Wall”

Bíblia #31, Abril de 2006, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

Bíblia #32

Editorial de Tiago Gomes. Textos de João Camargo “É para continuar a existir? A Geoestratégia das alterações climáticas”; Ana Horta; Sofia Freire, “O Manifesto dos Pássaros”, “Memória de um voo” e “Livro de Estilo”; Nuno Murta, “A Avó”; João Zagalo, “O cão do Bruno”. Poemas de Rui Zink, “Balada de Joe Estratégia”; Margarida Vale de Gato, “Avô Amaro”; Marcos de la Fuente, “Animal”; João Pedro Azul. Fotografias de Rui Pinheiro; Juliana Martins; Projectos gráficos de Von Calhau!, “Eco Maniac”; Ana Biscaia; Teresa Cavalheiro; Pedro Amaral, “Vacui 1 e 2”; Alice Geirinhas, “Heartland Theory”; Manuel San Payo; Sergei Grulosbjo, “Random Perec Project”; Miguel Soares, “série 666”; Carla Benedita, “Fábrica”; Rui Rasquinho; Júlio Dolbeth; André Catarino, “Reichtag”; Ana Frois, “After Nature”; Eduardo Matos, “Niemand is Illegaal”; Fernando Aguiar, “Troika & Crises”; Antonio Orihuela, “Glu”; Antonio Gomes, “Canto a mi mesmo e gira el mundo gira”; Carla Cruz, “Somos todos imigrantes 1 e 2”.


Bíblia #32, Abril de 2006, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

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