25 março 2024

Bíblia

Bíblia #2
Revista aperiódica editada por Tiago Gomes abrangendo diversas áreas como literatura, design, artes gráficas, banda desenhada, música, etc. No editorial, Tiago Gomes lamenta a falta de apoios para a publicação da revista. Não obstante, consegue reunir um conjunto extraordinário de colaboradores, uma espécie de "quem é quem" da área da cultura mais alternativa dos anos noventa, para a edição de uma das mais notáveis revistas feitas em Portugal.
Este número inclui fotografias, projectos, imagens e ilustrações da autoria de Carlos Roque, Susana Paiva, Miguel Soares, Pedro Amaral, Paulo João, Marília Mira, Paulo Scavullo, Rui Calçada Bastos, João Vinagre, Alexandre Estrela, Heitor Fonseca, Miguel Vasconcelos, Mariana Viegas, Rodrigo Miragaia, Pedro Cabral-Santo e Tiago Batista, Carolina Vasconcelos, Edgar Massul, Pedro Kastro, Patrícia Romão, Luis Felix, Paulo Abreu, Gustavo Sumpta, Tiago Miranda.
No que toca à banda desenhada,  temos Rigo com “The Red Man Tails”; Tó Trips e Jorj com “Freak Show Sick”; Paulo Mendes com “Made in Taiwan”; Luís Lázaro apresenta “Baby Blast”; António Olaio “O Perfume Assassino”; Maria Cristina & Jorj “Por um par de olhos negros”; Daniel Lopes & João Chambel “A Luta Continua”; Ana Cortesão “Uma Mulher Emancipada”; Rui Rasquinho “El Jéco”, “Sub-Jéco” e “El Jéco y el Kiko”.
São publicados textos de Adília Lopes “Mais uma história da Gata Borralheira” e “Leite da Vida”; Rui Zink “Fragmentos de Novais”; Gilberto Gouveia “Cenas da Vida de um Homem”; Fernando Guerreiro “Postais Rasgados -  seringa”; José Oliveira “ Poema Patri/óptico”; Poemas de Tiago Gomes; João Sodré “Mortal e Solitária”; Hugo Barbosa Ghostrider “Why are you a smart-ass net-head?”; texto de Rodrigo & Fernando Ramires; Patrícia Brito “Gin com água do mar e murshmallows assados”; João Fonte Santa com “Um Conto de Natal” e uma ilustração; António Delírio “Noitário (ou o prefácio dos dias)”; António S. Oliveira “Santo Ofício”; Marista; José Luís Peixoto “Os Errados”; Adelino Tavares “Tudo começa com um pontapé nos colhões”; Cristina Pimenta “A Instabilidade ou os Sentimentos da Carne”; A. Da Silva O. “Na Merda”.
Bíblia #2, Fevereiro de 1997, 92 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 19,5x26cm. Lisboa.

Bíblia #4
No editorial do #4 refere-se que da Bíblia acolhe “velhos e novos valores (...) formando uma mistura explosiva”. A abrir, surge “Chlorofluorocarbons”, fotografia da instalação de João Vinagre. Depois António Pocinho propõe um questionário "Portugal? - Do Quinto Império à Quinta Imperial", com formulações cheias de ironia e humor, mas que de alguma forma, caracterizam bem o povo que somos. Há um segundo questionário “O Assassino que há em Nós” de Miguel Clara Vasconcelos.
Paulo Abreu apresenta dois trabalhos cruzando clones e clowns. A Microsoft e Bill Gates são o tema do trabalho apresentado por Carlos Roque. Há também fotografias de Susana Paiva, grafismos de Nuno Luz, apropriação e montagem fotográfica de Pitchu; a colaboração de Patrícia Almeida com Tó Trips em “Matei o cozinheiro do hotel porque me doía o estômago”.
Edgar Massul apresenta “what do you meam by boçal art”, grafismos gerados por computador e diagramas. Yves dos Santos apresenta uma montagem fotográfica e o Grupo Invisível Os Martelos apresenta “publidespublicidade”, sobre técnicas de propaganda nazi aplicadas à publicidade moderna.
Filete explora a dicotomia PC e Mac e a apropriação de imagens com introdução de legendas criativas. Patrícia Romão apresenta a ilustração "Romantic Stuff", enquanto Carlos Leite propõe um texto poético nocturno. Carlos Gomes compõe a montagem de ilustrações "newlywed (e à terceira noite foram visitados por um anjo em fato de macaco)". Rui Calçada Bastos apresenta o projecto “eight years looking forward to see you”. Carolina Vasconcelos participa com uma composição envolvendo imagem e texto poético multilingue. Rui Pedro em “Coisas que Li na Bíblia”, elenca as semelhanças entre as três grandes religiões monoteístas.
Hugo Barbosa apresenta uma montagem com malabarismos vários. "Problemática da Dificuldade" é um trabalho gráfico repetitivo e sequencial de Fernando Aguiar.
Adília Lopes escreve sobre Barthes, dedos e masturbação feminina. Tiago Gomes apresenta alguns aforismos e devaneios poéticos. Patrícia Brito apresenta a ficção "Pornochalada Bombista". Ivone Bastos escreve “Cenas no Feminino, ou Horas de Mulher”, que é também, a história de uma mulher cortada aos pedaços.
José Mário Silva apresenta “Três Histórias que cabem num postal” - a primeira é uma história de amor que tudo promete, mas que não acaba bem; Depois "Autópsia" a um escritor surrealista e por fim: "Monóxido de Carbono", um prenúncio de suicídio. 
António S. Oliveira apresenta o texto “A Mínima Condição” e Sergei Gruslobjo “ Fragmentos de Herança enviada em 25 caixas por via marítima”, uma descrição exaustiva do conteúdo das 25 caixas. A. Dasilva O. escreve o texto “Cheiro a Mortos”. Ghostrider escreve “Há Mil anos atrás...3001, Terceiro Milénio D.C.”, fazendo futurologia sobre pronto-a-vestir, cirurgia plástica, comunicação social, etc. Por seu lado, Sara Adamopoulos no texto “Dra. Ruth Marlene, consultório generalista”, dá conselhos de vocação profissional a um jovem à procura do primeiro emprego.
Nuno Milagre endereça uma “Carta Aberta ao Destinatário” e Ana Teresa Pereira “Tell me something nice”. Fernando Guerreiro escreve “Urbana” ilustrado por Adriana Molder.
Alexandre Crespo apresenta a narrativa “O que é o eco? Porque mora na palavra?”. Pedro Amaral apresenta uma dupla página com uma ilustração e um texto e outra que é uma espécie de necrologia portuguesa. Segue-se um texto de Duarte A. ilustrado por Pedro Félix. Pedro Vargues participa com o texto “O Paraíso Perfeito”
As primeiras bandas desenhadas apresentadas são sete "Intermissions" de Rigo, captando episódios estranhos ambientados nos Estados Unidos. Ana Cortesão introduz-nos a "Retratos de Família", comentando um álbum de fotografias encontrado no baú de uma tia. Dani Roxo participa com uma prancha com um par de cornudos a partilharem novos cornos.
Luís Lázaro (dois L) demonstra as mais intrincadas tentativas para encolher a Bíblia em "Shrink to Fit". 
João Fonte Santa apresenta a banda desenhada “Havia um homem que passava os dias a ver os navios a cruzar o rio”. A fechar este número da Bíblia, Rui Rasquinho apresenta três pranchas de 
El Jéco.
Bíblia #4, Novembro de 1997, 70 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,5cm. Lisboa.

Bíblia #10
Neste novo fascículo, a Bíblia conta com a participação de artistas oriundos de 10 países diferentes, demonstrando um ímpeto de internacionalização da revista.
Predominam os projectos artísticos de base fotográfica e gráfica em página dupla. Há alguns ensaios: "As Imagens Mutantes" de Fernando Guerreiro e "Cibercultura: Pressupostos e Promessas" de Gonçalo Furtado. Textos mais ou menos poéticos e experimentais de Fernando Aguiar, Manuel Angel Castro, Nuno Garcia Lopes, Jannah Loontjens e de Tiago Gomes.
Participam neste número: Evren Tekinoktay, James Mason, Federico D'Orazio, Justin Van Duurling, Rui Carvalho, Jan Rothuizen, Raul Albuquerque, Angelo Ferreira de Sousa, Ricardo Milne-Show, Atousah Bandeh, Tânia Carvalho, Eugénia Aravantinov, Ana S., M. Moore M./Luís Salzedas, Jon Den Brok, Miguel Carrilho, Pedro Lagoa e Antonio Gómez.
Bíblia #10, Novembro de 2000, 68 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26,5cm. Lisboa.

Bíblia #19
O editorial da Bíblia celebra os 20 números da revista em 7 anos de existência. O número 19 inclui projectos gráficos e imagens de Sara Bizarro “Alarm”; António Bernardo; Daniel Neves; Ana Francisco “Atenção: isto não parece um projecto de arquitectura” (texto e imagem); Dead Combo “In Portugal some people in the music business dont believe in God!”; Rogério Lip “Desabriguei o nó (...)”;Clemente Padin; Pedro Reis “a tribute to Chasey Lain”; Nuno Brandão “Scotch whisky”.
São também publicados diversos textos e poemas de Tiago Gomes; Fernando Aguiar “A minhoca da avó”; Amadeu Baptista “as coisas e os lugares”; Luís Chaves “Diálogos incompletos”; António S. Oliveira “Territórios ocupados”; Paul Buck “Passion” e “Gallery”; Fernando Guerreiro “Wuthering winds - Autoretrato 1798”; Nuno Barbosa Pereira “Pena e Pedra” e “Sr. Corazón Oscuro”; António Orihuela “Miedo a tener más miedo” e “Aguinaldo”; Cláudia Pinto (texto e imagem).
O design gráfico deste número foi da responsabilidade de Daniel Neves, predominando os tons de cinzento, as sobreposições e os tipos de letra do género dactilografado e manuscrito.
Bíblia #19, Fevereiro de 2004, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20,5x29,2cm. Lisboa.

Bíblia #25
Edição comemorativa do décimo aniversário da Bíblia, com design a cargo de Elke De Klerk. A capa e interior da capa são de Marthe Nagengast. Projectos gráficos e imagens de António Gomez “Yo me lo guiso y yo me lo como”, “Caminar por caminar cansa” e “Poema para ser lanzado”; Cláudio Parentela com “Vulva Mater” (poesia visual e desenhos); Elke De Klerk; Emma Rendel; Meike Sloover; Isabelle Inghilleri; André Príncipe com alguns dos textos e fotografias mais interessantes; Andreia Costa; Jimi Borgue; Marcin Gajewski; César Reglero; Linda Van Der Vleuten; Júlio Dolbeth com diversas ilustrações; Isidoro Augusto; António José Lopes; Isabel Paiva “The big Apple”. Uma prancha de banda desenhada “Apesar de se chamar Gregório (...)” de Suécia93. Textos e poemas de Cláudia Pinto “Addversifying” e outro texto sem título; Fernando Aguiar “Ponto Final”, “Visões dum raio”, “Porca de Vida” e “Cara Metade”; Paulo Bernardino Ribeiro “Janela”; Sandra Guerreiro “Para quem colecciona gritos” e “no prelo um arpão de cegueira em rebento de flor”; Sujeito.quase “Registo”.
Bíblia #25, Abril de 2006, 52 págs, offset a preto & branco; capa a cores, 20x26cm. Lisboa.

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