15 março 2023

Ibérico

Fanzine de excelente qualidade, ligado à editora e loja de música AnAnAnA, com direcção de Fred Somsen e grafismo de Miguel Vieira Baptista. Este número vinha acompanhado de uma cassete com 14 temas de bandas associadas a sonoridades alternativas e experimentais, como os Bourbonese Qualk, Nocturnal Emissions, Hesskhe Yadalanah, Asmus Tietchens, Somewhere In Europe, Lassigue Bendthaus, Pornosect, Hazdam, Johnson Engineering Co., entre outras. As páginas centrais deste número, são da responsabilidade das bandas participantes na cassete.
Apresentando artigos bastante variados, como um projecto de argumento para um filme "Parece ter sido há tanto tempo, Maria" da autoria de Miguel Santos.
Foetus e as suas diversas incarnações são analisados por João Correia. Os novos filmes do cinema americano são referenciados por Miguel Somsen. 
José António Moura divulga um conjunto assinalável de edições e de editoras especializadas em fitas magnéticas, incluindo a portuguesa Facadas na Noite.
Os Fini Tribe são objecto de um artigo assinado por Luis Carlos Manuel. A banda desenhada também tem o seu espaço nesta publicação, com um artigo de José António Moura sobre a abordagem inovadora efectuada por Frank Miller ao personagem Batman.
Uma breve biografia e discografia dos Joy of Life e logo depois um artigo sobre Pina Bausch, retratam de alguma forma os interesses culturais do início dos anos noventa do século passado.
Paulo Somsen escreve um pequeno artigo sobre os African Head Charge, seguindo-se uma breve apresentação da editora alemã N.G. Medien.
Clara Sanches Valente apresenta uma crónica sobre o ambiente cultural e artístico vivido no dealbar da década de 90.
Para finalizar este número, são apresentadas inúmeras críticas e resenhas a novas edições discográficas.
Ibérico #3, Verão de 1990, 60 págs, impresso a preto & branco, capa e algumas páginas impressas a vermelho, 29,7x21cm. Oeiras.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com