30 março 2023

Ópera de Sabão

Adoptando para o nome do fanzine, a designação americana para telenovelas, Robô Maria dedica Ópera de Sabão "à Tieta e à Gabriela", duas personagens muito famosas de novelas brasileiras transmitidas em Portugal nos anos 70/80 do século passado.
Pedro Moura, no blogue LerBD apresentou assim este fanzine: "É esse o universo do qual é pescado e reaproveitado o material que compõe este zine: resumos de telenovelas de uma miríade de revistas especializadas, cortados e permutáveis entre si como se se tratassem de módulos, uma espécie de cut-up que prova as características tipificadas e massivas deste género de ficção. A inclusão de um excerto de um texto de Nilda Jacks, de estudos da recepção, dá um mote académico de análise desta matéria, mas o tom geral do zine é o parodístico: que Jorge tenha trocado Ana por Paula ou Madalena por Rita é indiferente, e pouco importa se é Susana ou Laura a verdadeira mãe de Gustavo, o que importa é que essas transformações se dão no final de um qualquer episódio e obriga os telespectadores a ficarem presos para o próximo. O zine é ainda pontilhado com recortes de publicidades de produtos variados espanhóis, ilustrações roubadas e originais, comentários rabiscados ao lado que explicitam o gesto. Nas palavras da autora, Robô Maria é um “pseudónimo no mundo dos bordados subversivos”, que é como quem diz, uma Crónica Feminina de Combate, minando o próprio território que parece ter sido criado para fechar as mulheres nele. Há quem não entre, e há quem entre para o derrubar à força do riso."
Ópera de Sabão, Junho de 2008, 24 págs, fotocopiado a preto & branco; capa em cartolina amarela, 14,8x21cm. Edição: Desejos e Espelhos.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com