A Talent for Guilt
A Talent for Guilt reúne uma extraordinária colecção de desenhos de Bruno Dias. A primeira parte é composta por retratos, onde o rosto é configurado detalhadamente e com sombreados carregados, delineados com uma técnica exaustiva de um classicismo intemporal. Cada pormenor, cada traço é determinante no conjunto, compondo uma imagem de grande precisão e simultaneamente diáfana e vaporosa.
Na parte central da publicação, são apresentados desenhos representando grupos de crianças e adultos mascarados como esqueletos, palhaços e arlequins. O ambiente seria de festa, se não houvesse um vento malsão a pairar sobre esta estranha parada carnavalesca.
Segue-se um conjunto de desenhos em ambiente intimista, com cenas de nudez e de gente a repousar descontraidamente. A atmosfera carrega alguma tensão libidinal, mas é algo que já aconteceu, ou que talvez ainda venha a acontecer...
O último conjunto, agrega desenhos representando animais em cenas de luta e de caça, envoltos em movimentos estáticos, como se o desenho não captasse os animais propriamente ditos, mas sim uma representação deles, seja em fotografia ou em escultura...
A meio de A Talent for Guilt está inserido um desenho impresso em papel vegetal. No verso da última página, encontra-se um pequeno postal, fixado com aqueles cantos que se usavam nos antigos álbuns de fotografias.
Em suma, mais uma soberba edição da Opuntia Books, com uma tiragem mínima e que deve ser agarrada antes que esgote.
A Talent for Guilt, Janeiro de 2022, 60 págs, impressão a cores, 14,5x21cm. Tiragem: 30 exemplares. Edição: Opuntia Books [OB-025].
0 comentários:
Enviar um comentário