21 setembro 2023

Cincinato

Com direcção de João Magalhães Perpétuo Correia, o Cincinato surgiu ligado ao Salão de Banda Desenhada de Viseu do GICAV, almejando sensibilizar o público leitor para a banda desenhada e proporcionar a oportunidade para os jovens desenhadores publicarem os seus trabalhos.
Neste primeiro número, os contemplados foram os irmãos Carlos e Fernando Santos, com a história "Tutu e Bolota". Com  personagens caricaturados e situações rocambolescas, a história desenvolve-se em redor de um senhorio que pretende receber a renda que os inquilinos não conseguem pagar, acabando por aceitarem um emprego na mansão do senhorio, para o compensar.
A finalizar o primeiro número do Cincinato, um interessante texto de António Dias de Deus, intitulado "As Artes Gráficas e a BD", discorrendo sobre o assunto e concluindo que a bd em Portugal padecia de três problemas principais: 1) a não publicação do que se produz; 2) a quase total ignorância dos jovens desenhadores no que diz respeito às artes gráficas; e 3) a má ligação / incompatibilidade entre o argumentista e o desenhador. Nos dias que correm, os problemas serão outros, muito embora o terceiro problema nunca tenha sido completamente ultrapassado.
Cincinato #1, Outubro de 1990, 16 págs, offset a preto & branco; capa com cor azul, 21x29,7cm, Tiragem: 1000 exemplares. Viseu.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com