E Tudo o Comboio Levou
No dia 20 de Novembro de 2014, Inês Sampaio (SE.MENTE) perdeu a sua mochila no trajecto entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para participar numa exposição. Na estação de comboios de Sete Rios, perdeu tudo o que trazia consigo: o computador, máquina fotográfica, mesa digital gráfica, óculos de sol, chaves de casa e material de desenho.
Para recuperar tudo isto, SE.MENTE não cruzou os braços. Fez uma curta-metragem, este fanzine com a participação de 20 artistas, folhetos, stickers, e diversos eventos em locais como Maus Hábitos e LX Factory.
A ideia para o fanzine surgiu depois de três tentativas para explicar o sucedido à polícia e nas anomalias encontradas no relatório policial. Neste contexto, Inês Sampaio desafiou os seus amigos a interpretarem graficamente o sucedido, apenas com as descrições de cada momento / plano, sem acesso prévio às ilustrações da autora.
Assim, do lado esquerdo estão os acontecimentos verídicos ilustrados por Inês Sampaio. Do lado direito, consta o imaginário de cada convidado a interpretar o sucedido. Os artistas participantes são oriundos maioritariamente da ESAD - Caldas da Rainha, mas também de outras escolas de artes visuais. Por ordem de apresentação: Kayl Worksa, Mariana Nascimento, Constança Pina, Cató Ilude, Vanilla Nights (Joana Pinto), Papoi, Maria Passô, Gréc (Guilherme), Monk, João Carola, Lord Mantraste, Uivo, O Gambuzino, Aheneah, Santa Cloud, Hyte, Joana Mosi, Tritschler, Upa!, Branco.
E Tudo o Comboio Levou, Março de 2015, 48 págs, fotocópia a preto & branco, 14,9x10,5cm. Edição: SE.MENTE.
0 comentários:
Enviar um comentário