14 janeiro 2024

Ghost Speaker

Ghost Speaker é um fanzine de pequeno formato quadrado da autoria de Mao. Contem 35 desenhos isolados em cada página. Foi lançado a 15 de Dezembro de 2012 na XXI Feira Laica. A sequência completa dos desenhos foi disponibilizada online em formato poster a partir de 17 de Dezembro de 2013.
No blogue LerBD, Pedro Moura escreveu o seguinte: "Estas imagens não parecem partilhar de nenhuma taxonomia comum: existem rostos (a eles voltaremos), animais, em corpo inteiro ou apenas as cabeças, várias espécies de vegetais ou fungos, alguns objectos inanimados, máquinas mágicas, um exemplo de híbrido (uns lábios com uma cadeia), um símbolo hermético, o que pode ser visto ora como uma hélice do ácido nucleico ora baços de galáxias… Talvez seja mesmo esta última pista, inanalisável, que aponta a uma possibilidade de relação entre estas imagens díspares...
...aqui encontramos uma questão de escala, que não procura qualquer tipo de organização reconhecível, mas antes uma aleatoriedade na sua apresentação. Desde os mais pequenos fungos e vermes a gigantes estruturas ou seres. Claro que podemos estar totalmente enganados, uma vez que estas figuras flutuam num fundo sem qualquer contexto ou ancoramento espacial e referencial: o que julgamos “pequeno” pode bem ser monstruoso e o que nos surgiria como monumental pode ser minúsculo.
Seja como for, a presença dos rostos, lavrados a linhas duras, angulosas, como que esculpidas de forma bruta, recordam algumas das personagens de um Kirby tardio (falaríamos de Etrigan, dos Novos Deuses, e até do Cubo Mágico, que parece pulsar numa das páginas!). Não há nenhuma narrativa clara nesta estrutura, e mesmo o subtítulo/epígrafe/explicação do título – “someone who speaks in place of others” – não ajuda a qualquer decisão, mas antes a esse permanente desvio de uma ordem sempre desejada, movimento cognitivo absolutamente natural nos seres humanos, para mais quando se confrontam com objectos desta natureza, mas que o artista Mao não satisfaz de maneira nenhuma. Essa insatisfação, porém, não é uma falha do projecto, bem pelo contrário é o afecto que consegue fazer emergir nos seus leitores, que se vêm lançados num estranho cerimonial de leitura comparável ao dos livros de Emblemata, ainda que Ghost Speaker não prometa chaves dos enigmas, mas um contínuo relançar deles."
Ghost Speaker, Dezembro de 2012, 40 págs., impressão a duas cores em papel cor de marfim, 10,3x10,3cm. Tiragem: 20 exemplares. Edição: Clube do Inferno. Lisboa.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com