[R]Eject Zine
O [R]Eject tem como subtítulo "Os Ficheiros Esquecidos" e segundo Andreia Rechena, o fanzine "junta duas acções; o eject/ejectar e o reject/rejeitar. é então o fanzine que ejecta obras rejeitadas!". Ainda segundo a editora, o conceito "surgiu quando vasculhava as minhas gavetas de desenho conciliado com a necessidade de encontrar um tema para o projecto de paginação do curso de design gráfico na etic."
A primeira obra rejeitada, é neste caso, uma joia abandonada por João Martins, que não conseguiu concluir para participar num evento de joalharia.
Depois é apresentada a banda desenhada "Transporte", de Andreia Rechena, que foi participante no concurso realizado pelo Festival da Amadora 2004. A autora obteve uma menção honrosa com esta bd, e resolveu dar-lhe mais alguma visibilidade, uma vez que nunca chegou a ser publicada anteriormente.
Por seu lado, Daniel Maia apresenta a ilustração a preto & branco que tinha preparado para a capa do fanzine Sketchbook #3 e que acabou por recusar publicar devido a divergências com um dos coordenadores da referida publicação.
Pelo meio, há também algumas notícias avulsas sobre "má arte" e obras rejeitadas. O lançamento deste [R]Eject, ocorreu na Tertúlia BD de Lisboa.
[R]Eject Zine #1, Setembro de 2007, 16 págs, fotocópia a preto & branco; capa a cores, 14,9x21cm. Edição: Zarzanga's Comix. Lisboa.
O segundo número do [R]Eject Zine assume como tema central "Os Acidentes" e abre muito apropriadamente com uma imagem retirada do filme "Crash" de David Cronenberg, baseado no livro homónimo de J. G. Ballard.
Depois "Desastre Natural" é uma banda desenhada de Andreia Rechena sobre Milézia Kurnikova, contabilista de profissão, que segue uma rígida rotina diária há mais de uma década. No entanto, essa rigidez impede-a de conseguir reagir atempadamente a um desastre natural.
"O Problema localiza-se no estômago", uma bd em duas pranchas, da autoria de André Oliveira (desenho), Pedro Vieira (argumento).
Há outros exemplos de trabalhos rejeitados como cartazes (Hugo Teixeira), flyers (Andreia Rechena) ou ilustrações (Phermad).
O "Jornal Complementar" (4 páginas em tamanho A4) - Ano Zero - Número Zero, surge inserido no meio do [R]Eject Zine e espelha também as vicissitudes porque passou este segundo número numa sucessão acidentes como inundações, ficheiros eliminados e adiamentos consecutivos. No interior, várias imagens alusivas ao 11 de Setembro, diversas aberrações da natureza misturadas com divindades hindus e outros insólitos.
0 comentários:
Enviar um comentário