Cadernos Sobreda - BD
O segundo Cadernos Sobreda - BD, coordenado por Luiz Beira, é inteiramente dedicado à autora Manuela Torres, apresentando dois trabalhos de matriz clássica e histórica. A primeira banda desenhada, intitulada "A Peste" contextualiza-se em Lisboa em 1855 durante uma epidemia de cólera, que causou efeitos devastadores na população e grandes tumultos sociais. Neste período crítico, destaca-se a acção altruísta e inspiradora do Rei D. Pedro V.
A segunda história "O Ourives da Corte" conta em três pranchas, uma súmula biográfica de Gil Vicente, enquanto ourives da corte de D. Manuel e depois como precursor e grande autor da escrita teatral em Portugal.
Na primeira história, Manuela Torres utiliza um traço simples e claro e uma composição convencional, enquanto na adaptação do trabalho dedicado a Gil Vicente, a autora apresenta um desenho mais pormenorizado. Em ambos os casos, sobressai uma grande fluência narrativa e um gosto pela temática histórica nacional.
Cadernos Sobreda - BD #2, 1991, 16 págs, impresso a preto & branco; capa em preto e azul, 21x29,7cm. Edição: Grupo Bedéfilo Sobredense. Almada.
0 comentários:
Enviar um comentário