10 abril 2024

2 Histórias de Amor

Segundo Júlia Barata esta duas histórias de amor falam "sobre a procura e reinvenção de um matrimónio, através de duas situações que exploram a abertura da relação. Sugerem-se meandros de entusiasmo ou dor originados pelas experiências, expondo tanto a leveza e a curiosidade como a fragilidade humana nas lides amorosas, quando as emoções e o condicionamento cultural se sobrepõem aos desejos físicos e teóricos."
Impresso a preto e a vermelho vivo, este é um caso notório onde a utilização da segunda cor não é meramente decorativa, desempenhando um papel simbólico importante.
Em Bandas Desenhadas escreveu-se apropriadamente o seguinte sobre 2 Histórias de Amor: "Como o título deixa antever, a obra é composta por 2 bandas desenhadas, denominando-se a primeira “Festa” e a segunda “Somos Todos Bichos”, unidas pelo contexto, temática e soluções gráficas. Em ambas, é-nos apresentado um casal jovem com um filho pequeno, que tanto obriga a encontrarem-se soluções para alheá-lo momentaneamente da vida do casal para se permitirem planos a dois ou em grupo de adultos (“deixar o miúdo e sair à noite”), como surge enquadrado na vida familiar, quer em momentos de convívio (refeições, brincadeiras/dança), quer em momentos menos oportunos como as discussões do casal (com a educação parental a resumir-se a ligar literalmente o seu umbigo à televisão para alheá-lo, se não fisicamente, mentalmente das situações a que não o desejam expor).
É neste contexto que se aborda uma temática pouco trabalhada na banda desenhada no nosso país, o relacionamento íntimo em grupo. Neste caso, descrevem-se duas situações pontuais, sob o ponto de vista feminino, em duas situações distintas, com e sem a participação da protagonista. Como catalisador destas situações, evocam-se fatores externos – “culpando-se” drogas e álcool pela desinibição – sem esquecer alguns fatores internos – a notória libido provocada pelo relacionamento com pessoas do mesmo sexo ou grupal mas também situações menos evidentes, como o tédio.
Deste modo, em “Festa” o leitor é sujeito às reflexões e sentimentos contraditórios da protagonista sobre o relacionamento sexual pontual de dois casais, na qual a protagonista teve um papel ativo. Em “Somos Todos Bichos”, a protagonista é exposta a uma situação que viola o contrato entre o casal, com o seu companheiro a ter uma relação com outro casal na sua ausência. Ao contrário do que o seu companheiro acredita, esta situação, em vez de despertar a libido da protagonista, cria uma tensão no casal e um desgosto na mesma que obriga à procura de um novo equilíbrio.
Graficamente, a autora constrói as narrativas em página dupla, afastando-se, como é seu apanágio, das vinhetas rígidas e dos modelos tradicionais, para experimentar uma organização espacial que origine uma leitura fluída, adivinhando-se neste ou naquele detalhe a sua formação em arquitetura."
2 Histórias de Amor, Agosto de 2019, 40 págs, impresso a 2 cores, 13,5x21cm. Edição: Douda Correria. Lisboa.

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