Joãozinho em África
Joãozinho em África foi uma edição experimental da Cooperativa Quadradinhos (Estudo e Divulgação da Arte das Histórias em Quadradinhos), reimprimindo uma história de origem inglesa, que havia sido publicada anteriormente na revista ABC-zinho em meados de 1927.
O editor José M. Vilela apresenta este volume como um sequência vertiginosa de aventuras onde "os desenhos não são excepcionais, parecendo-me que saíam exactamente assim da mão do desenhador. A anatomia e o movimento são de mestre, os cenários são razoáveis e a inexpressividade das figuras só é compensada pela pantomina evidenciada nas atitudes. Afinal, defeitos e virtudes da escola inglesa da primeira metade do século".
O volume é composto por 120 vinhetas distribuídas em séries de 6 por página, com legendagem na parte inferior. O texto apresenta um cariz ligeiramente racista com os personagens africanos a serem todos designados indistintamente como pretos ou pretinhos, e no fundo, como uns bons selvagens.
Todos os exemplares são assinados e numerados pelo editor.
Joãozinho em África, Outubro de 1992, 24 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Edição: Cooperativa Quadradinhos. Amadora.
0 comentários:
Enviar um comentário