20 outubro 2024

À Margem

Publicação que pretende quebrar a apatia e dar voz às pessoas e colectividades da Amadora. Começa com uma entrevista a Orlando de Almeida, primeiro presidente da autarquia, criada cinco anos antes. Segue-se uma breve resenha histórica sobre a cidade da Amadora.
A atenção às colectividades locais destaca a Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria fundada em 1959.
Ao longo das páginas da publicação, podemos ainda ler uma homenagem à luta emancipatória das mulheres, um breve artigo sobre literatura infantil, um retrato da situação dos países do chamado terceiro mundo e também uma nota sobre as greves na Sorefame.
Outro dos destaques é a lixeira da Boba, que constituía um dos grandes problemas do concelho da Amadora, uma vez que era o vazadouro dos lixos de Lisboa e arredores, ocupando uma área de vários quilómetros.
A terminar, diversas sugestões de lazer, com recomendações de teatro, cinema, livros e discos. Na última página, apresenta-se o Centro Cultural Roque Gameiro.
À Margem #1, Abril de 1984, 12 págs, offset a preto & branco, 22,5x34cm. Tiragem: 1000 exemplares. Edição: Centro Cultural Roque Gameiro. Amadora.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com