25 outubro 2024

I Know Mohammed is U’re Bitch. Eu vi-te no Martin Moniz com ele...

Segundo Geraldes Lino, este fanzine foi lançado por Joana Figueiredo (Jucifer) a 16 de Dezembro, no primeiro dia da Feira Laica, numa edição de 20 exemplares, que esgotou de imediato. No dia seguinte, foi disponibilizada uma segunda edição, que teria diferenças relativamente à primeira, designadamente na disposição do longo título. 
Sobre esta publicação, Pedro Moura referiu o seguinte no blogue LerBD: "I Know Mohammed is U’re Bitch. Eu vi-te no Martin Moniz com ele...#0 é o título exacto (incorrecções e tudo) deste zine e apresenta uma história de banda desenhada completa (com um par de uma espécie de terroristas pop, aqui retratados), e ainda desenhos soltos publicitários, uma bd a meias com Marte e uma bd deste, cujo traço está cada vez mais certeiro e objectividade serena. O humor de Joana Figueiredo não é, provavelmente, democrático, nem sequer acessível a um público alargado, e não por meras razões de visibilidade. É que o tipo de narrativas que tem criado (e que podem estar presentes em desenhos singulares também, por uma série de elementos incluídos neles) parecem ser feitos a partir dos acasos que todos poderíamos coleccionar a cada dia, se fôssemos mais atentos a eles, e dos absurdos que, no fundo, ditam e fundamentam as convenções sociais onde nos instalamos e que criam a “loucura da normalidade” (Arno Gruen), a qual aceitamos sem pestanejar. Estas pequenas histórias acabam por riscar a superfície dessa normalidade e, através do aparente absurdo dos desenhos, das figurações, das situações, das diegeses, estão antes a sublinhar algo que todos partilhamos e nos comanda os dias.
Apesar do “fuck the future” da personagem (idiota ou, pelo contrário, o mais radical dos “terroristas”), a verdade é que é um futuro que se constrói aqui para Joana Figueiredo."
I Know Mohammed is U’re Bitch. Eu vi-te no Martin Moniz com ele... #0, Dezembro de 2006, 20 págs., fotocópia a preto & branco, capa em cartolina salmão, 10,5x15cm. Tiragem: 82 exemplares. Edição: Others Thinking Productions. Lisboa.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com