10 outubro 2024

Merda Frita Mensal

Merda Frita Mensal é uma publicação colectiva que reúne vários tipos de expressões criativas. Os principais instigadores são Miguel Basto e Matilde Feitor, contando também com a participação de Vasco Olino, Francisco Escada, Manuel Neto e Rosa Aboim.
Inserido numa linhagem de fanzines concebidos por jovens descomprometidos, o conteúdo é caótico e iconoclasta, apresentando sobretudo desenhos, colagens e imagens fotográficas.
Surgem igualmente alguns passatempos e rúbricas características de revistas convencionais, mas que aqui são subvertidos num Sudoku aleatório e sem solução; e num questionário proustiano em modo diário de um banana.
A polícia (bófia) também não passa impune, com os jovens autores a desafiarem a autoridade e a ensinarem a confeccionar uma gelatina explosiva em três passos.
Um dos momentos curiosos deste fanzine é uma composição com diversos elementos gráficos e objectos, surgindo um conjunto de maços de cigarros e caixas de fósforos com a fotografia do rosto dos antigos dirigentes do CDS, lado a lado com objectos com inscrições arabescas e posições do kamasutra.
Neste primeiro número de Merda Frita Mensal não há nenhuma mensagem especial a transmitir, sobressaindo antes uma vontade urgente de fazer e publicar aqui e agora, registar para depois seguir em frente.
Merda Frita Mensal #1, Fevereiro de 2024, 32 págs, fotocópia a preto & branco sobre papel amarelo, 14,9x21cm.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com