13 outubro 2024

Uma Perna Maior que a Outra

Uma Perna Maior que a Outra confirma, se dúvidas houvesse, que José Feitor além de ser um excelente ilustrador é também um escritor de grande calibre, dotado de um olhar acutilante e uma escrita depurada e certeira.
José Feitor possui uma estranha capacidade, uma sensibilidade extraordinária para captar os sinais mais subterrâneos que marcam indelevelmente a identidade nacional - os traços imemoriais que vão sendo transmitidos através de uma genética social que nos caracteriza, mas também que de alguma forma, nos envergonha. O radar de Feitor é altamente eficaz a captar as expressões idiomáticas e palavras inusitadas ou caídas em desuso e atira-nos com elas, após um longo processo de decantação, para nos recordar de onde vimos. Os textos que ladeiam as ilustrações configuram-se como aforismos desencantados.
Neste trabalho, José Feitor submerge nas memórias pessoais e o que sobrevem não é agradável, mas constitui uma obra rente ao osso, sincera e absolutamente essencial. 
A Imprensa Canalha apresentou este volume assim: "José Feitor ajusta contas com memórias que hoje lhe parecem tão assombrosas como as cenas de um filme de ficção. O confronto com esse passado foi desencadeado pelo primeiro contacto com o livro de fotografias de António Gonçalves Pedro, de Mora (ed. Câmara Municipal de Mora, Set. 2003). Muitas das imagens resultam de apropriações gráficas dessas fotografias. Deformação, vergonha e culpa no trabalho mais pessoal e pungente deste ilustrador."
Cada volume inclui um postal e uma reprodução de uma fotografia captada em 1977.
Uma Perna Maior que a Outra, Outubro de 2014, 52 págs, impressão a laser [Epson Aculaser] em papel Renova print reciclado de 120g.; capa serigrafada em papel Guarro de 185g., 14,5x21cm, Tiragem: 100 exemplares. Edição: Imprensa Canalha (IC #019).

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com