26 janeiro 2025

Gachan Gachan

Excelente fanzine feito a meias por Simão Simões e Ana Maçã. A primeira metade é "Mirones", entrelaçando solidão, comboios, flashes, e a busca obsessiva pela fotografia perfeita como um certo modo de preencher um vazio existencial.
A segunda metade, da responsabilidade de Ana Maçã, é "Ausente" uma sequência baseada na canção "Sempre Ausente" de António Variações.
De forma notável, e apesar das diferenças gráficas e estilísticas, Gachan Gachan apresenta uma grande coerência formal, sobressaindo uma narrativa poética, minimal e sugestiva.
Pressente-se em ambos os autores a influência da banda desenhada japonesa na composição e também em certas figurações e rostos. Outros elementos  em comum, são os desenhos fragmentários e que se desvanecem e suprimem, até ao quase desaparecimento.
Inserido no meio das páginas, ao estilo de marcador, surge uma folha azul dobrada em quatro com a tradução para inglês dos textos. Uma opção muito acertada e lógica quando se trata da publicação de fanzines em Portugal com tiragens muito escassas.
Gachan Gachan é muito incrível e merece uma entrada directa para a Fanzineteca Ideal!
Gachan Gachan, 2021, 44 págs., impresso a preto & branco, 14x19,8cm. Edição: Marca Branca.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com