07 fevereiro 2025

Long Knives Through The Grapevine

Long Knives Through The Grapevine é um projecto colaborativo muito curioso editado pela Opuntia Books. Reunindo oito poemas de Les D. Turley escritos em 1968, acompanhados por oito desenhos de Filipe Abranches e por um CD com oito faixas compostas por Miguel Mocho.
Os poemas de Turley são apresentados em inglês e na mesma página também traduzidos para português por Marta Elias. Na página oposta, surgem os desenhos de Filipe Abranches, que estabelecem uma relação muito aberta com os poemas de Turley.
A edição é numerada, com capa em cartolina metalizada desenhada por André Lemos, e o CD contendo as músicas de Miguel Mocho está fixado à contracapa através de um grampo. Como separador, surge uma cartolina preta de 185 gr, com janela circular cortada à mão, permitindo um primeiro vislumbre para o interior.
Os poemas de Turley são estranhamente simples e inusitados, com uma certa dose de loucura divertida. No final, subsiste o grande mistério de sabermos quem é afinal este Les D. Turley?
Sobre esta publicação, Pedro Moura referiu o seguinte no blogue LerBD: "Os poemas de Turley são de 1968, e um especialista saberá identificá-lo, ou integrá-lo melhor, seguramente, mas creio que caem fora daquele contínuo estilo bombástico e musculado que começou em Whitman e que continuou com a beat generation. São todos composições curtas, de verso branco, espaçado, falsamente coloquial, com um equilíbrio muito particular entre o que parecem ser frases absolutamente diárias e metáforas (como todas as felizes, na poesia) inesperadas – “Feeling better/like a recently pumped up tire”).
As imagens de Filipe Abranches seguem o método de trabalho que o tem ocupado nos últimos tempos, uma certa soltura, como se costuma dizer, magistralmente atingida somente por quem atravessou uma estrita disciplina anterior. São desenhos directos, sem uma planificação dolorosa, e que seguem mais uma intenção de quem sabe que a memória de um bom desenho é anterior ao desenho mesmo, e que reside no pulso e no seu domínio. As ilustrações têm um certo peso em relação aos textos, na medida em que as figuras coincidem num ou outro elemento com o que surge textualmente nos poemas. São como que âncoras."
Long Knives Through The Grapevine, Junho de 2008, 28 págs, Capa em cartolina metalizada POPWorld 250 gr; miolo impresso a laser sobre papel branco 100 gr, 14,8x21cm. Tiragem: 100 exemplares. Edição: Opuntia Books [OB-009].

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com