24 novembro 2025

Puro Capricho

Puro Capricho é um exercício de encenação sem acompanhamento de qualquer tipo de texto ou diálogo, interpretado por quatro jovens mulheres: Raquel Mendes, Inês Leiria, Soraya Vasconcelos e Vanessa Santos.
Apresentando-se sob a forma de fotonovela retratando o processo de caracterização e maquilhagem, culminando esse acto de embelezamento feminino num ritual frio e clínico de amputação. A fotografia foi de Soraya Vasconcelos e João Fitas.
Marcos Farrajota referiu o seguinte no blogue da Chili Com Carne: "não é muito vulgar aparecerem "fotonovelas" em Portugal. Assim de repente só me lembro do Puro Capricho (2003) do colectivo In Útil (com colaboração de Miguel Rocha) ou as da Ondina Pires com João Pedro Gralha mostradas algumas vezes em exposições e uma vez ou outra na revista Umbigo. Ainda assim, sobre estes dois exemplos, o Puro Capricho era um objecto artístico (uma brochura que acompanhava uma exposição numa galeria) e que fugia aos temas pueris da Fotonovelas (tratava-se quase de um "gore" sobre as questões da Beleza) e as "bds" de Ondina e João eram realizadas com bonecos / brinquedos.
(Na paginação), o Puro Capricho era de referência dado os conhecimentos de Miguel Rocha em bd - para que não se pareça apenas uma brincadeirinha de amigos."

Puro Capricho, 2003, 28 págs., offset a cores, 15x21cm. Tiragem: 300 exemplares. Edição: In Útil. Lisboa.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com