Contos Sérios
O segundo número de Contos Sérios e Outras Estórias apresenta um conjunto de escritos surrealistas, delirantes, divertidos e com forte sentido lúdico. Normalmente, cada texto ocupa apenas uma página, desenvolvendo-se de modo bastante sério e credível, mas o epílogo é absolutamente inesperado e surpreendente. Noutros casos, como em "Feito na Indomnésia" são adágios subvertidos com jogos linguísticos secos e certeiros.
Por outro lado, o conto "Carmim" é mais realista e violento. Temos também os "Novos Novos Contos do Gin", em jeito de homenagem a um escritor que será uma figura tutelar para os autores desta publicação, pela sua irreverência, subversão, humor e sentido provocatório.
Sobre esta publicação, Marcos Farrajota anotou o seguinte no blogue da Chili Com Carne: "de Coimbra apareceu um zine de contos com um design impecável e aspecto gráfico exemplar. Os textos que pululam por aqui entram na vertente "non-sense" e surrealista "light" - a lembrar Boris Vian, o que pode ser bom para quem gostar de Vian, não é o meu caso embora adore os policiais xungas do "traduzido" Vernon Sullivan!
Formato A5 e fotocopiado como manda a regra zinista, os seus editores devem-se divertir à grande a fazer isto matando o tédio da "cidade do conhecimento" (pffff!) e até convidam ilustradores locais, como o "nosso" Manuel Pereira ou o Eduardo Pécurto, para animar a coisa. Fixe!"
Contos Sérios #2, Fevereiro de 2012, 32 págs, fotocópia a preto & branco, 14,9x21cm, Tiragem: 50 exemplares. Coimbra.


0 comentários:
Enviar um comentário