25 fevereiro 2010

Velha-Desenhada

Fanzine editado no final do curso de banda desenhada organizado pela Velha-a-Branca – estaleiro cultural entre Abril e Maio de 2005. O curso foi orientado por Carlos Dias Tavares, sendo composto por dez sessões. Foram apresentados sete trabalhos para publicação no fanzine. A primeira edição de 75 exemplares, denominada Deluxe era impressa a cores e esgotou rapidamente. No dia do lançamento, foi organizada uma tertúlia sobre banda desenhada que contou com a participação do formador Carlos Dias Tavares, de Arlindo Fagundes, de Pedro Morais e de Paulo Patrício. A segunda edição de 125 exemplares, denominada Pop, diferia da primeira pois tinha capa a cores, mas o miolo era a preto e branco. Como é habitual em publicações colectivas de final de curso, observa-se uma grande diversidade de estilos e técnicas e algum desequilíbrio ao nível da qualidade dos trabalhos apresentados. De qualquer forma, este tipo de edição é meritório, pois constitui para os participantes um desafio e uma primeira oportunidade de mostrarem publicamente o seu trabalho. Era importante que este tipo de iniciativas tivesse seguimento e surgissem novos trabalhos e novos autores. Mais ainda, numa cidade onde o marasmo ao nível das publicações amadoras é total.
Ambas as edições estão esgotadas há bastante tempo. Possuo ainda alguns (poucos) exemplares extra que poderei trocar por outros fanzines.
Participantes: Paulo Felgueiras com “Faces de Paixão” - (4 págs. a P&B); Rui Silva com “Bang Bang” – (2 págs. a P&B); Adelino Pereira com “Devolver” – (3 págs. a cores); Guilherme Lopes com “Super Patanisca – (8 págs. a cores); Patrícia Braga com um trabalho sem título (12 págs. a cores); Kiko Pantuchina+Beta Gon com “O Rock chegou a Roças” (6 págs. a cores); e Raquel + Hugo Ramos com “Tomo no Boken” (10 págs. a P&B).
Desenho da capa: Carlos Dias Tavares; Paginação: Guilherme Lopes; Arranjo gráfico da capa: Helena Carneiro.
Edição: Velha-a-Branca - estaleiro cultural, Braga, Julho de 2005.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com