19 outubro 2022

Aardvark

Aardvark #1

Após editar no ano anterior o fanzine Arkham, Bruno Campos regressa com um novo fanzine Aardvark (porco-formigueiro ou porco-da-terra). Este primeiro número, abre com 3 BD curtas da autoria de José Carlos Fernandes, sobre a revolução comunista na Rússia e as suas vicissitudes. Segue-se o primeiro capitulo de "Vector Zero" de Bruno Campos. No meio do fanzine é inserido um suplemento intitulado "Sísifo", impresso em papel diferente e coordenado por Savel, com artigos e BD. Depois são apresentadas mais duas BD: "Os Amigos do Gonçalo" de Mutcha e "A Grande Viagem de Benoit Sagan no País da Realidade" de Nuno Nisa.

Aardvark #1, Junho de 1995 (2.ª Edição), 24 págs. + 8 págs. do Suplemento Sísifo, fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm. Alenquer.

Aardvark #2

No segundo tomo do Aardvark, reincide o autor José Carlos Fernandes com uma BD de 9 páginas intitulada "O Crime Mais que Perfeito", adaptando uma história de Ray Bradbury. Segue-se a BD "Pugilista por Acaso" de Carlos Rocha. O editor / autor Bruno Campos apresenta "Némesis Contra Relógio" e a continuação de "Vector Zero".
Nas páginas centrais, impressas em papel mais amarelado, surge o "Grande Desafio" de Carlos Miguel e também a segunda parte de "O Princípio" de José Pinheiro.
Segue-se Nuno Nisa, também um repetente do número inaugural, com uma nova BD "Berço". Na última parte do fanzine é apresentada uma BD mais extensa de Luis Filipe Peres com o título "O Príncipe, O Livro e os Outros..."
Aardvark #2, Janeiro de 1996, 44 págs + 10 págs. do Suplemento, fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm., Alenquer.

Aardvark #3
No terceiro número, o editor refere as dificuldades de manter alguma regularidade na publicação do Aardvark, que vê acrescentado o subtítulo: - O fanzine da Arte Sequencial.
A abrir, a BD de Bruno Campos "Os Cagaréus de Aveiro", adaptando uma história do Malhadinhas de Aquilino Ribeiro. Segue-se a 2.ª parte de "O Príncipe, O Livro e os Outros..." de Luis Filipe Peres.
Nuno Nisa apresenta a BD escatológico-surrealista "Vírus". Carlos Miguel também reincide com o regresso de "O Grande Desafio".
Para fechar, o texto "Página Nula" de Marcos Farrajota, sobre edição, divulgação e venda de fanzines, assumindo o seu habitual estilo acutilante, mas surpreendendo pela inclusão de uma tabela de valores, dando um ar mais tecnocrático e formal ao assunto.
Aardvark #3, Junho de 1996, 36 págs., fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm., Alenquer.

Aardvark #4
O 4.º número do Aardvark apresenta algumas novidades numa linha de continuidade. Há novos colaboradores, como Dan Silva com a BD "Bébé Jonas ...Em Busca do Cookie Perdido". Segue-se um texto sobre Wolverine assinado por Pedro Gil. Depois temos a conclusão da BD "O Grande Desafio" de Carlos Miguel.
De seguida temos um texto de 2 páginas com o sugestivo título "Os Meus Inimigos da BD", assinalando o regresso de Marcos Farrajota mais virulento do que nunca, com uma forte descarga biliar em relação a Fernando Vieira / Bedelho. 
Na sequência dos números anteriores, é apresentado também um novo capítulo da BD "O Príncipe, O Livro e os Outros..." de Luis Filipe Peres.
O editor assina 2 páginas com notícias, divulgação e crítica de assuntos relacionados com a BD.
Outra novidade é a inclusão da BD curta "Era Uma Vez" de Pitchu do fanzine SUB, à qual se segue um texto de M.A.L.S. sobre a personagem sexy Orphan Annie.
O fanzine encerra com uma excelente BD de Ana Branco intitulada "Narciso". 
Aardvark #4, Fevereiro de 1997, 40 págs., fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm., Edição: Fetiche Komix, Vila Franca de Xira.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com