30 dezembro 2022

Certo Senhor, Tijoleiro, de Seu Nome

O volume "Certo Senhor, Tijoleiro, de Seu Nome", da autoria de Luís Guerreiro, é baseado num conto de Hermann Hesse. A banda desenhada é ambientada numa época de tipo vitoriano, o Senhor Tijoleiro, é um homem comum, indistinguível no meio da multidão. Num dia de ócio e encontrando-se entediado e sozinho, o Sr. Tijoleiro faz planos para visitar o Museu e o Jardim Zoológico.
Numa das salas do Museu, dedicada às artes negras da Idade Média, inadvertidamente agarra numa espécie de pílula e depois de sair do Museu acaba por ingeri-la.
Na visita ao Zoo, toma consciência que consegue perceber as "vozes" dos animais e o que se segue deixa-o completamente atormentado.
O desenho desta adaptação é altamente estilizado e de grande elegância formal.
É também publicada a banda desenhada "Vidas Com Valor", narrando um dia de trabalho de um caixeiro viajante pelas terras interiores do Baixo Alentejo, visitando os seus clientes octogenários e o relacionamento de familiaridade que tem com eles. Esta BD espelha a solidão e o envelhecimento da população alentejana, mas também uma grande sensibilidade e simpatia com as personagens.
O estilo gráfico é completamente diferente, menos elaborado, do que o da BD anterior.
Certo Senhor, Tijoleiro, de Seu Nome, Colecção Toupeira #11, Maio de 2018, 16 págs, impressão a preto & branco, 18x25,5cm., Tiragem: 400 exemplares. Edição: Bedeteca de Beja.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com