02 janeiro 2023

9 Gunas

9 Gunas #1
Com o subtítulo BD Portuguesa Alternativa, este fanzine foi projectado para divulgar autores de Ovar, mas devido a dificuldades diversas, foi sendo sucessivamente adiado. Decorrido mais de um ano, concretizou-se a primeira edição com capa da autoria de Telmo.
A primeira BD intitulada "O Homem que Amava a Lua" foi cedida pelo Núcleo de BD da Universidade de Aveiro, desconhecendo-se o autor.
Segue-se uma BD da autoria de Ana Farias, que ao longo de três pranchas horizontais densamente desenhadas, apresenta uma narrativa alucinada que mistura cenas do filme "Natural Born Killers", Testemunhas de Jeová, mutantes e extra-terrestres!
Depois, com texto de João Pedro Soares e desenho de Hélder Santos, são publicadas duas curtas mas interessantes bandas desenhadas intituladas "Exame de Matemática" e "História Semi-Veridica", ambas com desfechos bastante dramáticos.
Diogo Carvalho apresenta uma BD de uma página com uma história transviada do Capuchinho Vermelho e do Lobo Mau. Depois, uma nova BD com polícias desviantes e atentados bombistas, num estilo gráfico ainda em fase de consolidação e com o texto demasiado pequeno e manuscrito, dificultando imensamente a legibilidade.
A fechar, "Feliz Natal Pai Natal", novamente uma BD cedida pelo Núcleo de BD da Universidade de Aveiro, também de autor desconhecido.
9 Gunas #1, 1999, 28 págs, fotocopiado a preto & branco, 21x29,7cm. Ovar.

9 Gunas #2
A capa do segundo número do 9 Gunas é da responsabilidade de Pedro Bago D'Uva. A primeira BD  ambientada em circulo académico com caloiros, praxes e jogos de matrecos, tem argumento de João Pedro Soares e desenho de J. M.
Depois é apresentada a primeira de três partes de uma história trágica de amor, com argumento de J.C. e desenho de J.M.
O editor João Pedro Soares apresenta uma BD sobre uma fotografia de grupo, com final alternativo.
Segue-se uma BD de Diogo Carvalho sobre jovens a circular por aí, fumando charros com filtro cortado de uma foto de uma amiga, com o Big Show SIC empano de fundo.
Depois, uma BD de duas páginas com argumento de Alex e desenho de Ângela, sobre um delírio etilizado com violência física à mistura.
Na última página, uma prancha de um viciado em correria para dar um chuto de heroína.
9 Gunas #2, Junho de 2000, 16 págs, fotocopiado a preto & branco, 21x29,7cm. Ovar.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com