06 fevereiro 2023

Outras Bandas

Outras Bandas #1

Neste número, são apresentados trabalhos inéditos dos autores que compõem o Atelier Tágide. A capa é da responsabilidade de Susana Resende.
A primeira BD "Não te Deixarei Morrer Miriam Lane!" de Pedro Cruz, aparentando ser apenas uma banal história de super-heróis, acaba por concluir de forma surpreendente.
Depois Shania Santos apresenta "Obscuro", ambientada num castelo com templários e silêncios à mistura.
Seguem-se duas BD por Mário André, a primeira "Tarrafal" expõe ao longo de três páginas a vivência daquele desterro para os presos políticos. A segunda BD "O Espelho", mais curta e simples.
A banda desenhada "O Livro" de Sérgio Santos tem um muito interessante dispositivo narrativo, para uma história com fundamento em problemas psicológicos. António Coelho apresenta a BD "Yeti", história simples no meio da neve e do frio.
Do caderno de desenhos de António Pires, é publicada uma selecção de desenhos de excelente fan-art.
Patrícia Costa apresenta "Chá das 5", banda desenhada sobre amores e traições, corações despedaçados e vingança, tudo muito bem conseguido.
A última banda desenhada "Aurora Boreal" é assinada por Daniel Maia, baseada em personagens criados por José de Matos-Cruz.
O fanzine termina com breves biografias dos participantes.
Outras Bandas #1, Outubro de 2019, 44 págs, impresso a preto & branco, capa a 2 cores, 18,4x24,8cm. Tiragem: 100 exemplares. Edição: Tágide - Colectivo de B.D.

Outras Bandas #2
A primeira banda desenhada é "Le Pinou" de António Coelho, em quatro quadros fixos de uma televisão, em cujo ecrã surgem diversas mistificações sobre as alterações climáticas. Depois o mesmo autor apresenta a BD "O Duelo".
Sérgio Santos com um dispositivo narrativo bem estruturado, apresenta uma BD "Reencarnação" na qual um robô adquire os traços de personalidade do ex-Primeiro Ministro José Sócrates.
"Verdade? Mentira?" de Maria João Claré situa a narrativa num programa televisivo que aborda o problema das notícias difamatórias espalhadas através das redes sociais e dos efeitos devastadores que têm na vida das pessoas visadas. "Onda Negra" da mesma autora, aborda o problema da poluição dos oceanos.
Shania Santos apresenta "Verdadeiro ou Falso" também sobre as informação viral espalhada através da internet e a forma de lidar e filtrar essa informação.
José Bandeira apresenta a excelente ilustração 
Fernando Pessoa - Heterónimos .
Mário André apresenta as bandas desenhadas "Fake News" e "Muros" sobre fronteiras e o problema dos refugiados.
A terminar a BD "Planetas em Guerra" de João Pedro Afonso encena uma fábula futurista sobre a guerra interplanetária.
Outras Bandas #2, Maio de 2020, 44 págs, impresso a preto & branco, capa a cores, 18,4x24,8cm. Tiragem: 100 exemplares. Edição: Tágide - Colectivo de B.D.

Outras Bandas #4
Este número conta com a participação de diversos autores que ainda não tinham publicado no Outras Bandas. A primeira banda desenhada "Pandemia" de Henrique Gandum e a seguinte "Ad Infinitum", são histórias negras e apocalípticas, com a morte como figura tutelar.
O autor da capa, Yves Darbos, apresenta também a BD "Um Sonho de Miau-Noite de Verão", onde um gato sonha que a sua dona se transforma na Catwoman.
Jorge "Rod" Rodrigues apresenta três páginas, cada uma com uma cena do programa da SIC, apresentado por Daniel Oliveira "O que Dizem os Teus Olhos?". O mesmo autor parodia o programa televisivo "Quem Quer Namorar com o Agricultor?"
"Time Out", de Nuno Dias reflecte sobre o trabalho, o talento e esforço dos desenhadores, com com muito cépticismo à mistura. A galeria de Fan Art também é deste autor.
José Bandeira apresenta um conjunto de ilustrações com o título de "Grandes Insultos para Gente Pequenas".
"A Lenda" de Rui Serra e Moura, narra a história das aparições e da devoção à Senhora da Atalaya.
Susana Resende apresenta a BD "Menino Perdido" numa dimensão desconhecida.
A terminar, a banda desenhada "O Círculo" com argumento de Tiago Martins e desenho de Daniel Maia, num ritual negro, ao som do ribombar incessante dos tambores e de buracos negros que albergam estranhos mistérios.
Numa avaliação geral, este número apresenta um nível qualitativo bastante elevado. 
Outras Bandas #4, Fevereiro de 2021, 44 págs, impresso a preto & branco, capa a cores, 18,4x24,8cm. Tiragem: 100 exemplares. Edição: Tágide - Colectivo de B.D.

Outras Bandas #6
Neste número, os autores do Colectivo Tágide recuperam diversos trabalhos que de outro modo ficariam na gaveta. Daniel Maia apresenta 4 páginas de um portfolio de Morcegos (Batman, Batwoman e Joker), feito para a DC Cpmics - brutal!!
"O Soba" é uma história de Américo Dimas e desenho de Susana Resende, sobre um velho chefe tradicional angolano.
Também recuperada uma BD de 1984, de José Bandeira intitulada "Sessão Final", sobre um tempo onde o cinema foi banido e perseguido numa sociedade de vigilância sistemática e autoritária. O mesmo autor apresenta a BD mais recente "Spaghetti", sobre esse género cinematográfico.
Segue-se uma sequência de desenhos de Conan, por José Bandeira, Patrícia Costa, Maria J.Claré e Nuno Dias.
"Façanhas d'Outrora" de Jorge Rodrigues, é uma banda desenhada onde um avô conta aos seus netos as façanhas do Capitão Faneca.
A banda desenhada "Cogumelos" de António Coelho narra uma história alternativa sobre a criação acidental do planeta Terra.
Segue-se um conjunto de pranchas sobre a pandemia Covid-19 e seus efeitos, por diversos autores do Colectivo.
Outras Bandas #6, Outubro de 2021, 44 págs, impresso a preto & branco, capa a cores, 18,4x24,8cm. Tiragem: 75 exemplares. Edição: Tágide - Colectivo de B.D.

Outras Bandas #7
Retomando a iniciativa desencadeada no Outras Bandas #5 onde se homenageou 100 personagens icónicas da banda desenhada nacional, este número retoma a iniciativa e celebra outras 50 personagens.
Assim, pelo traço dos autores do Colectivo Tágide, os personagens adquirem nova vida (desenhador, personagem): António Coelho (Ermal e Zorra Teresa Afonso), Daniel Maia (Alma, Jaca, Random, Vicente e Zama), Filipa Lopes (Aya Najar,The Mighty Gang e Samira), Henrique Gandum (Gentleman, Macho Alfa, Nómada), João Raz (Biorn, Titã), Jorge Rodrigues (Audaz o Cowboy Justiceiro, Bubas, Doc Challenger e Zé Quitolas), José Bandeira (Fernando Pessoa, João Davus, Serpa Pinto e Yves o Lobo), Maria João Claré (Angélica, Aurora Boreal, Horus, Miguel - Júpiter), Mário André (Ave Rara, Balbino, Whitelove, Marcos Audaz), Nuno Dias (Beep Boop, Cavalheiro Guilhão, Encomendador e Luis Vilar), Patrícia Costa (Guemarra, Macaco Tozé, Sentinel - Watchers e Z), Rafael Marquês (Meia-noite & 3), Rui Serra e Moura (Daniel Perez, Wiz e Prima Zuca), Sérgio Santos (Godofredo Leite-Fresco, Tio Pelicas), Shania Santos (Eyren Caeli), Susana Resende (Careto), Yves Darbos (Beirão, Billy - Dream Machine, Kong e Wladymir).
Outras Bandas #7, Maio de 2022, 36 págs, impresso a preto & branco, capa a cores, 18,4x24,8cm. Tiragem: 75 exemplares. Edição: Tágide - Colectivo de B.D.

Outras Bandas #8
Com argumento dos americanos Travis e Liliana Johnson e desenho de Daniel Maia, "Terça-feira" é uma banda desenhada que aborda questões raciais, de organização social, de vigilância permanente e da tentativa de manter os valores e a vida familiar.
Na BD "Livre" de Yves Darbos, as questões securitária e da vigilância permanente e dos constrangimentos à liberdade individual são retomados de forma libertária.
"Quero Morrer Comum Tiro na Cabeça, Assassinado!" com 
desenho de Mário André e argumento de Patrícia Portela, baseado num artigo jornalístico sobre o narcotráfico na Bélgica.
Seguem-se duas bandas desenhadas de uma página da autoria de Maria João Claré, sobre os stresses do dia-a-dia, nos engarrafamentos no trânsito e nos convívios domésticos durante o confinamento do Covid-19.
Jorge "Rod" Rodrigues apresenta "Vida de Palhaço" sobre um palhaço que não consegue fazer rir, nem divertir a sua audiência.
António Coelho apresenta diversos capítulos auto-conclusivos da tira "Century One" com peripécias várias passadas no interior do vasto Imperio Romano.
Outras Bandas #8, Setembro de 2022, 44 págs, impresso a preto & branco, capa a cores, 18,4x24,8cm. Tiragem: 100 exemplares. Edição: Tágide - Colectivo de B.D.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com