06 setembro 2024

Espiral

Espiral #1

Noé Touraldo anuncia que pretende apresentar uma publicação alternativa, descontraída e sem preconceitos.
As primeiras páginas são preenchidas com a rúbrica "Fikção vs Realidade" - de um lado, a Catwoman; do outro, o Al Capone. Depois, publica-se uma breve biografia do artista austríaco Egon Schiele.
"Fulipo", a primeira das bd da autoria de Noé Touraldo, é uma história passada numa loja de animais, onde um gato é desprezado por toda a gente, até que surge alguém que o adopta.
De seguida, uma apresentação das receitas e feitiços de "Valkizia".
Novas bandas desenhadas protagonizadas por felinos, com destaque para "T.S. O Gato". A fechar, são publicados alguns grafismos com sombras e recortes.

Espiral #1, 2002, 24 págs, fotocópia a preto & branco, 14,9x21cm. Porto.

Espiral #6
No editorial, Noé Touraldo refere que o Espiral tem progredido a cada nova edição, discorrendo também sobre a importância da publicação de fanzines.
Neste número, são apresentados trabalhos de Martinho Mendes, de Nestor Pestana e de Ana Ribeiro. No tocante à banda desenhada, Noé Touraldo apresenta duas histórias: a primeira "...e fez-se luz!" retratando o processo de perda de fé católica e outras vicissitudes religiosas. Segue-se "Sheilla em: um sonho reprimido", incidindo sobre a relação dos humanos com os seus animais de estimação. Num estilo mais experimental, Leonardo Dias apresenta a BD "Sex Without Body".
Na rúbrica "Karacter Extra" Moritz Stieffell, aborda o livro "O Medo" de Al Berto, e uma breve biografia do escritor falecido em 1997.
Na "Agenda Cooltural" são apresentadas breves críticas aos filmes "Eduardo Mãos de Tesoura", "As Horas" de Stephen Daldry, ao disco "Film" dos The Gift, à série televisiva "Sete Palmos de Terra", e ao lançamento do livro "Lunário: Poema Polifónico".
Surgem também breves referências aos fanzines "Durtykat" e ao "Gambuzine", bem como a algumas páginas da net e pontos de venda de fanzines na cidade do Porto.
Como muitas publicações desta época que optaram pela impressão / fotocópia digital, resultou que a qualidade gráfica saiu prejudicada devido à excessiva pixelização das imagens e ao predomínio das manchas cinzentas, nunca obtendo um preto sólido.
Espiral #6, Outubro - Dezembro de 2003, 40 págs, impressão digital a preto & branco, 14x14cm. Tiragem: 200 exemplares. Águas Santas - Maia.

Espiral #9
Fanzine integralmente composto por trabalhos e textos de Noé Touraldo, começando com uma sequência de desenhos a grafite, onde um Sol com bigode chinês faz o seu movimento habitual, mas acaba por chegar atrasado.
Depois vem "Encontro" juntando versos e fotografias. Segue-se uma banda desenhada sobre como prender um homem e alguns desenhos.
A parte final do fanzine é dedicada à "Agenda Cooltural" constituída maioritariamente por resenhas a filmes como "Raparigas de Sucesso" de Mike Leigh, "O Estranho Mundo de Jack" de Tim Burton, "O Sargento Negro" de John Ford e "Elena e os Homens" de Jean Renoir. A agenda inclui ainda uma breve referência à obra "Romance da Raposa" de Aquilino Ribeiro. 
Espiral #9, Julho - Setembro de 2004, 24 págs, impressão digital a preto & branco, 13,2x18,5cm. Tiragem: 200 exemplares.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com