30 junho 2024

Laca

Laca #0
O fanzine Laca tem como editores Lisa da Silva, Andreia Afonso, Sofia Dias e Filipe Gingão, apresentando um grafismo bem conseguido com traços de modernidade, mantendo o equilíbrio e a legibilidade.
Na ante-estreia, o Laca debruça-se sobre o cinema "fast-food", a proliferação de multiplexes em centros comerciais e a exibição exclusiva de filmes de entretenimento americano, com a Lusomundo a dominar o mercado de exibição cinematográfico. Perante este cenário, são apresentadas algumas, poucas, salas que resistem a esta formatação e que apresentam outro tipo de propostas de filmes.
A origem da poesia moderna, com os seus múltiplos significados, mutações, sentidos e formas, são apontados como referenciais para este e os próximos números da publicação. As páginas centrais, são exemplo disso mesmo, com um trabalho gráfico envolvendo uma frase sobre o tempo.
Na rúbrica "Perdidos e Achados", Sofia Dias fala sobre as máquinas de escrever. Segue-se um trabalho gráfico intitulado "Formigas" envolvendo desenho e texto.
A terminar, César Adolfo apresenta um excelente texto poético. 
Laca #0, Setembro - Novembro de 2002, 20 págs, fotocopiado a preto & branco sobre papel azul; capa a cores, 17,5x24,5cm. Tiragem: 300 exemplares. Lisboa.

Laca #1
O fanzine trimestral Laca oferecemos um bilhete de embarque para uma longa viagem sem sairmos do lugar. Os pontos de passagem são textos de Adolfo, ilustrações de Andreia Afonso e de Lisa da Silva, fotografias de Faísca e também banda desenhada.
João Silva fornece-nos o guia ilustrado para acompanhar a Bela Camomila numa volta ao mundo em 5 segundos.
Para melhor apreciar a viagem, mas sem distrair do percurso, são sugeridas diversas propostas musicais.
"Imagem Real? Surreal?" é uma reflexão de Besnico Macedo Sezões sobre a legitimidade da manipulação das imagens para os mais diversos propósitos.
Tiago Ribeiro publica o artigo intitulado "Momentos", sobre o impacto na música nacional da década de 90 do álbum "Viagens" de Pedro Abrunhosa.
Inspirado pelo tema das viagens, o poster central é um trabalho de design de André Cerveira e António Coelho.
"Pivot.M" é um texto ilustrado por Marta Nabais. Segue-se uma proposta de pacote de férias inspirado pela dérive situacionista, juntando as coordenadas para a criação do seu próprio mapa psicogeográfico. 
Laca #1, Dezembro - Fevereiro de 2003, 32 págs, fotocopiado a preto & branco; miolo em papel amarelo, 17,1x23,5cm. Tiragem: 300 exemplares. Lisboa.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com