29 junho 2024

56 - Cinquenta e Seis

56 - Cinquenta e Seis é um curioso fanzine publicado pela Associação Jogo de Imagens, da autoria de Pedro Paes, certamente um pseudónimo de Pedro Morais.
A sequência de desenhos aqui apresentados derivam da mesma linhagem de "Histórias da Cidade_Canyon", a mesma estranheza e desolação, situados num local e tempo indefinidos. Por um lado, aparentam características futuristas, mas vislumbram-se acumulações sucessivas de signos e sinais de épocas distintas, com muita matéria em decomposição.
Em todos os desenhos está inscrito um número e uma data - a primeira data remonta a 27.JUL.1987 e a última data é 02.JUN.1996, podendo indiciar que os desenhos foram executados ao longo desse intervalo temporal. No total, são publicados 26 desenhos numerados de 01 a 49, pressupondo-se que foi feita uma selecção dos desenhos e que eventualmente alguns foram descartados. Qual será o significado do número 56?
Na página inicial, está escrito "Mutação" e também a sua tradução em inglês. Depois, há pouco mais texto - apenas a referência a metalith crónica, uma doença dos metais.
Ao longo da sequência de desenhos surge somente um homem isolado em diversos cenários proto-futuristas, e de forma persistente também uma maleta cujo conteúdo nunca é revelado - uma espécie de M
acGuffin hitchcockiano.
O jovem divaga através da paisagem com os olhos fixos em alguma coisa que poderia ser a eternidade ou a chave da eternidade, se não fosse por os seus olhos serem rasos, estarem vazios, nada dizerem, como marcos assinalando um tempo que findou.
56 - Cinquenta e Seis, Fevereiro de 1998, 32 págs., impresso a preto & branco; capa a cor, 14,6x21cm. Tiragem: 200 exemplares. Edição: Jogo de Imagens. Lisboa.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com