16 maio 2024

Tertúlia BDzine

Tertúlia BDzine #10
Na décima edição do Tertúlia BDzine, são publicadas as duas primeiras pranchas de uma bd inédita "Colt - Uma Lenda Americana" da autoria de José Pires. Na última página, são divulgadas diversas notícias, como a participação de uma extensa comitiva de autores portugueses na edição de 1998 do Festival de Angoulême, com Portugal como país convidado de honra.
Anuncia-se também a edição de "Olivais em BD", juntando a participação de mais de uma dezena de jovens autores.
A separata incluída nesta edição, presta homenagem ao Príncipe Valente, assinalando os sessenta anos de publicação ininterrupta desta série clássica criada por Harold Foster.
Tertúlia BDzine #10, Outubro de 1997, 4+2 págs, fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 500 exemplares. Lisboa.

Tertúlia BDzine #57
Neste número especial, assinalam-se os 40 anos da criação do Homem-Aranha, desenhado por Jack Kirby. Numa folha em separata, surge a capa do comic-book "Amazing Fantasy" #15, de Agosto de 1962, onde o Homem-Aranha aparece pela primeira vez. No verso da separata, Geraldes Lino apresenta um texto com um resumo da história do super-herói, dos vilões que tem que enfrentar, e dos desenhadores e argumentistas envolvidos na criação e desenvolvimento do personagem.
Para comemorar a data redonda, é publicada a bd "Parabéns a Você" assinada por Zé Manel, em homenagem aos 40 anos de existência do Homem-Aranha.
Tertúlia BDzine #57, Agosto de 2002, 4+2 págs, fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 500 exemplares. Lisboa.

Tertúlia BDzine #65

Fanzine distribuído gratuitamente aos presentes na Tertúlia BD de Lisboa. Este número foi dedicado ao tema "Super-Vilãs no Ano 3000" e contou com a colaboração de Álvaro na banda desenhada "Silicona A Super-Delinquente do Ano 3000". Era anunciada a continuação da bd no número seguinte.
Tertúlia BDzine #65, Abril de 2003, 4 págs, fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 500 exemplares. Lisboa.

Tertúlia BDzine #159
O fio condutor de 
"Eu sou uma Nódoa!..." é o comum bloqueio criativo do autor perante a folha em branco. Nuno Duarte é um excelente desenhador, e num registo confessional e auto satírico, aditivado com álcool e tabaco, consegue arrancar uma mordaz sequência, que termina na parte exterior do Restaurante Gina onde decorria mais uma Tertúlia BD dinamizada por Geraldes Lino.
Tertúlia BDzine #159, Maio de 2011, 4 págs, fotocópia a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 100 exemplares. Lisboa.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com