Hamburger
Numa época em que as ondas de choque da revista Visão já estavam completamente esbatidas, Hamburger pretende publicar bd de jovens autores ainda desconhecidos. Com direcção de José Kuski e arranjo gráfico de Luís Nunes, e edição conjunta de três Associações de Estudantes do Ensino Superior de Lisboa, Hamburger tem uma excelente apresentação.
Começando com a bd "Abismo" de Nuno Nisa, com as suas cosmogonias, imbuídas de forte lirismo e misticismo.
Na rúbrica "Discoburger", Luís M. S. Mello escreve sobre o disco "Long Distance Voyager" dos The Moody Blues. Segue-se uma reportagem sobre a décima edição do Festival de Cinema da Figueira da Foz, assinada por José Pestana.
Francisco Lança apresenta a bd "Pai, Tira os Olhos do Céu", em tom de questionamento filosófico e existencial.
"Manisfesto" de Pedro Morais, compõe-se de duas páginas com desenhos de várias perspectivas de um carro de Fórmula 1.
Luis Nunes apresenta uma bd intitulada "Vortex", com uma ameaça nuclear a ensombrar a humanidade.
"Balué" de Cadi [Carlos Dinis (Conefrey)], escorrendo jactos de lava negra, vislumbres de rinocerontes, máscaras africanas e uma demanda infindável.
Alexandra apresenta "O Herói da Meia Noite" onde estranhos duendes entoam uma ladainha, enquanto criaturas fantasmagóricas e primitivas sobrevoam o céu, ameaçando quem se atreve a sair à rua depois da meia noite.
Uma espécie de Sol (ou buraco) negro é fotografado, mas o fotógrafo não vai escapar impunemente em "Agora... O Fim" de Carlos Carvalho.
A fechar "O Caso do O.V.N.I. Perverso", uma bd humorística de J. Pitágoras, que destoa um pouco do restante conteúdo.
Passados mais de 40 anos, o único número editado de Hamburger, continua a constituir um estranho monólito insondável, propulsionado a magias negras e projectado para o espaço sideral.
Hamburger #1, Novembro de 1981, 44 págs, offset a preto & branco, 21x29,7cm. Tiragem: 1500 exemplares. Edição: Associações de Estudantes do Técnico, Arquitectura e Ciências. Lisboa.
0 comentários:
Enviar um comentário