09 setembro 2023

Bhikkhú

A palavra "bhikkhú" significa "aquele que mendiga o seu próprio alimento". Ao monge budista que depende exclusivamente da generosidade das pessoas para viver, chama-se bhikkhú. Foi essa designação escolhida por David Campos e Nuno Marques para este fanzine, lançado durante a F.E.I.A. (Feira de Edição Independente e de Autor) realizada no Montijo.
Os autores já tinham  anteriormente lançado em conjunto em Os do Meteoro Imprevisível, prolongando a colaboração neste fanzine, que começa com um texto relembrando os tempos da União Soviética, acompanhado de ilustrações representando Lenine e a foice e o martelo. Depois de um intervalo de vinte anos, o novo texto situa-se numa nova Sibéria, que é apenas nome de banal café, cujos donos apesar de ainda serem comunistas, são sensíveis às novas religiões evangélicas dinamizadas por pastores brasileiros.
Segue-se uma bd percorrendo uma deriva existencial de uma juventude tardia, que ocupa os dias entre o tédio e o flanar pela ruas da cidade.
Nas páginas centrais, um conjunto diverso de desenhos de David Campos, com Gremlins, jovem a manejar uma faca, Playmobil, Cristo cruxificado, cérebros, etc."
"Pernas para que te quero?" é uma história cómica de David Campos. Depois, um texto de Nuno Marques sobre sons, mercado, música e melómanos.
A terminar, algumas pranchas de "A Jangada de S. Vicente..." apontamentos de viagem à Guiné-Bissau, com o desenho e o texto a realçar as gentes, as histórias e os odores a especiarias emanados de África.
Bhikkhú, Outubro de 2010, 36 págs, impressão a preto & branco, capa em cartolina craft, 14,9x21cm, Edição: Paracetamol.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com