05 setembro 2023

O Senhor Fumo

À semelhança de The Ghost and the Fairy, fanzine de ZMB anteriormente publicado pela Opuntia Books, também este inclui um texto introdutório escrito pelo autor para enquadrar os desenhos.
O Senhor Fumo é apresentado com uma sinceridade desarmante, sem qualquer indulgência para o seu ser e agir. O Senhor Fumo é um animal cheio de dor própria, marcado a ferro incandescente com a raiva toda do amor. 
Os devaneios, as provocações para espantar as consciências mais sossegadas, as provações, a solidão, o desespero, os excessos, a depressão, a queda livre e bater em cheio no fundo. a Arte como possibilidade de redenção, ou pelo menos, de tentar seguir em frente...  
O texto termina com um esclarecedor: "O Senhor Fumo não é o pintor ZMB, é apenas mais um alter-ego zeligiano, uma construção, alguém que vos apresenta uma versão distorcida do seu mundo", isto, para evitar qualquer vislumbre autobiográfico.
Os desenhos sucedem-se numa sequência implacável, com o texto inicial a ressoar incessantemente. Os desenhos de ZMB são executados com materiais comuns, como esferográficas de várias cores, grafite ou lápis de cor, e as composições podem ser escrupulosamente minuciosas e detalhadas ou então, apenas esboçadas em traços rápidos e incisivos. O leão, os cafés e os bares atascados, os vampiros de Rémon Chambi, a tábua de engomar da São, o meio-homem com a estrela do caos como cabeça (Coil) e o corpo halber mensch (Einstürzende Neubauten) acoplados (Edições Cassiber) e atónitos sobre a cama ou sentados expectantes no meio da praça, perplexos e desconformes com a desolação dos espaços inquietantes, a solidão reincidente, escorrendo das paredes e dos muros esconsos... Mergulha-se sem pé, todo e inteiro... Agarra-se mais um livro que urge ler, mais um disco a escutar, como se a vida dependesse disso. As baforadas incessantes e os pensamentos dissipando-se em anéis de fumo turvos. Uma porta que se entreabre para o inaudito e feérico mundo do Senhor Fumo.
O Senhor Fumo, Dezembro de 2022, 52 págs, impressão a cores, 14,5x21cm. Tiragem: 30 exemplares. Edição: Opuntia Books [OB-035].

2 comentários:

Anónimo 5 de setembro de 2023 às 18:34  

Sempre atento e mais uma vez certeiro na tua análise. E com um olhar minucioso aos detalhes e referências. A Opuntia Books agradece o incentivo.
André Lemos

ZMB Mur 5 de setembro de 2023 às 22:35  

Obrigado pelas palavras amáveis.

  © Ourblogtemplates.com