06 janeiro 2024

Underworld - Entulho Informativo

Underworld - Entulho Informativo #13
Esta edição assinala os 10 anos de publicação do Underworld - Entulho Informativo. Na capa, Adolfo Reflectido, e no interior uma extensa entrevista ao vocalista dos Mão Morta, um merecido destaque por ocasião do lançamento de "Nus", um dos melhores álbuns da banda bracarense.
Como é habitual nesta publicação dirigida por Joaquim Pedro, um olhar atento ao trabalho das bandas nacionais, com artigos e entrevistas a More Than A Thousand, Aside, Les Baton Rouge, Ramp, Decayed e Mão Morta. No tocante às bandas internacionais, entrevistas com Suffocation, Ratos de Porão, Place of Skulls, The Vision Bleak, Orphaned Land.
Diversas críticas a demos de bandas nacionais, como Dr. Salazar, Eleven High, Kneeldown, Liriscumbrus, E.A.K., Colisão Frontal, Aphelion Aphrodites, Azia. Seguem-se diversas páginas com pequenas críticas e análises a edições discográficas nacionais (Diverg3ncias.com, The Temple, Matazoo, Pó D'Escrer, Simbiose, The Great Lesbian Show, Acromaníacos, Antisistema) e inúmeros discos internacionais de bandas das áreas do metal, punk, alternativo, etc., destacando-se a pontuação máxima dada aos discos "The Eye of Every Storm" dos Neurosis e a "Evolution Purgatory" de Persuader.
No tocante a livros e publicações, é apresentada uma resenha sobre "Mão Morta - Narradores da Decadência" de Vitor Junqueira, alguns apontamentos sobre o Mesinha de Cabeceira #17 e destaque  a "Palestina" de Joe Sacco, com nota máxima atribuída por Marte.
A terminar, uma breve entrevista a MAUAMOR (Edgar Raposo), autor da ilustração apresentada na capa.
Underworld - Entulho Informativo #13, Julho de 2004, 32 págs, impressão a cores, 21,5x28cm. Tiragem: 9000 exemplares. Lisboa.

Underworld - Entulho Informativo #18
Aumentou o número de páginas, alargando o âmbito para cobrir mais cinema, bd e outros áreas, para além da música. O design da capa ficou a cargo de Phobos Anomaly (Pedro Daniel). Na rúbrica "O Disco da Minha Vida", JG Thirlwell (Foetus) escolhe o álbum "Third Reich and Roll" dos The Residents.
Como é o primeiro número de 2006, os colaboradores fazem um balanço do melhor e do pior do ano que findou.
Há também uma reportagem "Amor à Maria" sobre o auto-cultivo de cannabis em Portugal. Depois, o primeiro entrevistado é Daniel  Cardoso dos Head Control System, bem como uma resenha sobre o disco de estreia "Murder Nature". Segue-se, Carla Simões, de outro projecto luso-norueguês, os Ava Inferi.
Entrevista aos Bolt Thrower, Mécanosphère, a Carl McCoy, vocalista dos Fields of the Nephilim. Nas páginas centrais, destaque aos Lightning Bolt e ao disco "Hypermagic Mountain".
Neste número, temos também artigos sobre os irlandeses God is an Astronaut, The Toasters, Last Exit, Melt Banana, sobre os brasileiros Autoramas e os portugueses If Lucy Fell.
Na rúbrica "Mitos Urbanos", Marcos Farrajota escreve sobre o autor norte-americano Robert Crumb. Segue-se uma excelente bd de Aleksandar Zograf sobre Jonathan Richman dos The Modern Lovers.
No "Tubo D'Ensaio" são analisadas diversas demos e edições de autor de novas bandas. Depois surgem várias páginas com resenhas e críticas a novas edições discográficas nacionais e internacionais.
Na rúbrica "Pérolas a Porcos", Joaquim Pedro destaca o disco "Invenções Livres" de António Victorino d'Almeida e Carlos Paredes.
No "Entulho de Marte" são destacadas diversas colectâneas patrocinadas pelas Câmaras Municipais, como "À Sombra de Deus" em Braga, "Caixa de Música" em Paredes, e outras lançadas ou apoiadas pela Fonoteca de Lisboa.
No tocante ao cinema, o destaque vai todo para o realizador espanhol Jess Franco.
Underworld - Entulho Informativo #18, Janeiro de 2006, 48 págs, impressão a cores, 21,1x28cm. Tiragem: 9000 exemplares. Lisboa.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com