27 janeiro 2024

Epitáfio

Fanzine dirigido por Nuno A. N. Correia e por Rui Fernandes, versando essencialmente sobre banda desenhada e música. Neste número, são apresentadas inúmeras resenhas a publicações lançadas no mercado nacional, mas também sobre alguns títulos estrangeiros. Nas críticas, é utilizado um sistema de classificação de claps! (quanto mais claps! melhor) e buuhs!!.
A primeira banda desenhada é "Estou Farto de Estar Deitado" com argumento de Tiago Castro e desenho de Pedro Castro.
Segue-se uma secção de divulgação e crítica, abordando temas como Angoulême 92, a Playboy e a BD, as Edições ASA, Prince em BD, as sobras brasileiras, a Meribérica, LX Comics, etc.
Nuno A. N. Correia apresenta o álbum dissecado música a música, incidindo sobre o clássico "Out of Time" dos R.E.M.
"Balada de Uma Manhã de Inverno" é uma bd realizada por Ricardo Cabrita entre 1985-86. Ao longo de 15 páginas vemos desfiar diversas conversas filosóficas entre dois personagens adultos masculinos, enquadrados em cenários de requintado design sóbrio modernista. As vinhetas nocturnas estão primorosamente desenhadas e ainda assim o impacto visual fica diminuído devido às insuficiências da impressão. A história deriva para estranhos incidentes, envolvendo raptos e desaparecimentos misteriosos, culminando com uma intervenção militar musculada.
Depois é traçado o percurso criativo de Dave McKean entre os anos de 1987 e 1991, prometendo-se uma entrevista ao autor britânico a ser publicada no próximo número.
A finalizar, uma artigo sobre a edição do álbum homónimo dos Rain Tree Crow, integrando os elementos dos extintos Japan.
No geral, Epitáfio é uma excelente publicação, pecando apenas pelas deficiências na digitalização das imagens e também na qualidade da impressão.
Epitáfio #5, Novembro de 1991, 34 págs, impresso a preto & branco, 21x29,7cm. Matosinhos.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com