10 fevereiro 2024

Two Stories Told with Ten Drawings Each

Com um título autoexplicativo, esta publicação da autoria de João Sobral reúne duas histórias que se desenvolvem ao longo de dez páginas cada uma. Na primeira metade, é apresentada uma sequência de desenhos, que o autor identifica como sendo baseados no conto "Hansel & Gretel" dos irmãos Grimm. Os desenhos foram desenvolvidos em aulas de ilustração realizadas no decurso do ano de 2013. Utilizando lápis de grafite, os desenhos são cheios de detalhes, sem qualquer texto a acompanhar, mas que mesmo assim permitem reconhecer ocasionalmente alguns pormenores da história.
Neste trabalho, o autor parece procurar a alusão, deixar as personagens a pairar, como nos em alguns quadros de Marc Chagall.
Os desenhos surgem centrados nas páginas de formato A4 e têm imenso espaço para respirar. São utilizados dois tipos diferentes de papel reciclado de elevada gramagem - um papel branco e outro de um azul esverdeado, tudo cosido com linha preta.
Na segunda metade, é apresentada uma história baseada no testemunho publicado em 1840 de um psiquiatra francês e citado depois por Michel Foucault. Neste trabalho, João Sobral muda completamente de estilo e apresenta um desenho minimal a tinta-da-china, acompanhado de texto manuscrito, num registo muito próximo do utilizado por Bruno Borges.
O autor desenvolveu este trabalho para um workshop realizado em Março de 2014 orientado pelo Studio Operative em Londres.
Foram lançadas pelo menos 3 edições desta publicação, a última das quais em 2015.
Two Stories Told with Ten Drawings Each, Abril de 2014, 24 págs, impresso a preto & branco em papel reciclado, 21x29,7cm. Tiragem: 40 exemplares. Edição: O Panda Gordo [OPG.022]. Porto.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com