16 abril 2024

Os Provincianos / Uma Leitura de Um Amor de Swann de Marcel Proust

Split zine contendo duas bandas desenhadas: de um lado, uma leitura pessoal de Amadeu Escórcio do livro «Um Amor de Swann» escrito por Marcel Proust; do outro, o relato da conversa mantida entre dois homens maduros sentados à mesa do café.
«Um Amor de Swann» narra a história romanesca de Charles Swann e Odette de Crécy, descrevendo simultaneamente a ambiência da sociedade parisiense do século XIX. O ócio, a inveja, as aparências, um amor tortuoso mantido no seio do meio burguês e aristocrático parisiense, a adoração inicial a dar lugar à irritação e ao ciúme doentio, um mosaico de sentimentos e relações que se estilhaçam.
Na outra banda desenhada Os Provincianos, dois homens sentados numa esplanada de café vão conversando sobre as maleitas da saúde, o futebol, as características das pessoas que passam, a dicotomia campo e cidade. Os seus comentários são cheios de certezas absolutas, mas a maior partes das vezes não passam de conclusões primárias ou apenas ideias preconceituosas, mas que são típicas de um certo modo de ser português.
Os Provincianos / Uma Leitura de Um Amor de Swann de Marcel Proust, 2007, 40 págs, fotocópia a preto & branco; capa e guardas em papel colorido, 14x21cm.

0 comentários:

  © Ourblogtemplates.com