Super Fight II
Para comemorar os dez anos de existência do fanzine Mesinha de Cabeceira, foi publicado Super Fight II: Grosz vs Lemos, reunindo dez desenhos impressos em serigrafia a preto e branco. Os desenhos são apresentados na página do lado direito, estando a página esquerda em branco. Apesar de ser anunciado na capa como um combate entre dois pesos pesados (ambos com ar descontraído), trata-se essencialmente da colisão entre dois universos gráficos e simbólicos, um cadavre exquis. André Lemos apropria-se do trabalho de George Grosz, interioriza-o, assimila-o na sua própria corrente sanguínea, expelindo-o numa nova força gráfica recontextualizada e revitalizada.
Por vezes, observamos figuras como o colossal e repugnante grande capitalista de "I shall exterminate everything around me that restricts me from being the master" (1921), ao qual Lemos contrapõe um mordomo de bandeja na mão e uma criança nua e esquelética, com sombras inumanas projectadas no chão.
Sucedem-se composições titânicas envolvendo desenhos de Grosz, que Lemos absorve e reconfigura no espaço, desenhos trabalhados como se fossem colagens. Elementos característicos de Grosz como as fábricas geométricas e fumegantes, os subúrbios de quadriculados tijolos ou gradeamentos, com gente a espreitar à janela, assistindo amedrontada e impotente à exploração, guerra, fome e todo o tipo de violência. André Lemos luta de forma eximia na ocupação do espaço, principalmente no lugar que as figuras ocupam no espaço, e tal como Grosz muito pouco preocupado com as leis clássicas da perspectiva.
Os desenhos expressionistas de George Grosz caricaturais e satirizando os ricos e poderosos, implacáveis nos seus traços cruéis, como em "Toads of Property" (1921), são exponenciados por Lemos através de novas camadas de significado, conferindo aos desenhos outras dimensões surrealizantes.
Este duelo de titãs teve uma edição limitada e assinada de 199 unidades, das quais 60 exemplares eram acompanhados por um ex-libris.
Super Fight II, Outubro de 2002, 24 págs., serigrafia a preto & branco; capa a preto e vermelho, 23x31,5cm., Tiragem: 199 exemplares. Edição: MMMNNNRRRG [MdC #16].
0 comentários:
Enviar um comentário